Mais de 30 professores, entre eles mestres e doutores, foram demitidos no silenciar do ano letivo no campus Fadom (ex-Faculdades Integradas do Oeste de Minas incorporada pelo Pitágoras), e outros tantos estão ameaçados de ter o mesmo fim em 2009. Para alunos e professores da Faculdade Pitágoras de Divinópolis a lição ensinada é a de que o lucro fala mais alto do que a qualidade do ensino. O Sinpro Minas denuncia essa prática perversa adotada pela instituição.
Para o Pitágoras/Fadom não importa o respeito aos professores nem o interesse dos alunos. Na lógica mercantilista, vale qualquer coisa para reforçar o caixa.O objetivo é rebaixar salários mesmo que para isso tenham que demitir mestres e doutores e comprometer a qualidade do ensino.
As escolas particulares cobram altas mensalidades dos alunos e não valorizam os professores com salários dignos. E ainda assim o que faz a Faculdade Pitágoras? Demite professores com experiência de até mais de 20 anos de magistério e contrata outros novos com salário de R$ 26,00 para cada turma cheia de alunos. É só fazer os cálculos para ver o tamanho da ambição.
O Sindicato dos Professores já formulou denúncia ao Ministério Público e solicitou reunião no Ministério do Trabalho. Também foi decidido entrar com uma ação de cumprimento da Convenção Coletiva de trabalho. O Sinpro Minas conclama a todos os professores, alunos e sociedade a se manifestarem para que a educação não seja transformada em mera mercadoria! Não é possível admitir a continuidade da mercantilização do ensino. O aluno não pode ser tratado como um consumidor de diplomas, nem o professor deve ser tratado como uma ferramenta de extração de lucros. Os professores são sujeitos imprescindíveis do processo ensino-aprendizagem e a escola deve ser o espaço privilegiado de construção dos saberes.
Todo apoio aos professores!Pela valorização do ensino!Em defesa da qualidade social da educação!
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.