Família de professor assassinado por aluno lança site

15 de março de 2011

A família do professor Kássio Vinícius Castro Gomes, assassinado em dezembro de 2010, dentro da Universidade Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, MG, lançará um site para propor ações de paz em instituições de ensino de todo o país.A proposta é que o espaço virtual seja utilizado também para prestação de homenagens ao professor Kássio.  O site, www.professorkassiovinicius.com entrará no ar na próxima quinta-feira, 17 de março, às 16h. O lançamento será na sede do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais(Sinpro Minas), na  Rua Jaime Gomes, 198, no bairro Floresta.Após o bárbaro assassinato do professor Kássio, o Sinpro Minas iniciou uma campanha pela paz nas escolas, com várias iniciativas, e criou o Disque-denúncia (0800 7703035).O professor Kássio, que ministrava aulas no curso de Educação Física na Universidade Metodista, foi brutalmente assassinado por um aluno no corredor da instituição, no início da noite de 07 de dezembro de 2010, quando chegava para mais uma jornada de trabalho. Ao ser atingido de surpresa o mestre não teve nenhuma chance de se defender: em uma das mãos ele carregava um pacote de provas e na outra, um lanche. Esse não foi um ato de violência isolado. As estatísticas mostram um crescimento de agressões físicas e desrespeito a professores em todo o Brasil. O aluno que matou o professor na faculdade de Belo Horizonte foi preso poucas horas depois do crime.  Na ocasião, ele relatou à polícia que a arma utilizada  para matar Kássio, uma faca, era transportada na mochila já há quatro dias.  O autor do crime está preso,  enquanto aguarda julgamento.  Entretanto, o processo  encontra-se suspenso,  pois a defesa alega que o estudante sofre de problemas psicológicos  e solicitou um exame de sanidade mental.Após a morte de Kássio, a família recebeu inúmeras manifestações de solidariedade e de indignação com relação à violência que hoje atinge as escolas públicas e privadas do Brasil.  “Com a criação do site, a nossa ideia é ampliar o debate, evitando que  o assunto se encerre em nossos e-mails pessoais.O objetivo é somar forças com outros sites e blogs para gerar mudanças positivas”, destaca a irmã do professor, Maria Teresa Castro Gomes. Ela informou ainda que o site é um espaço aberto, onde todos podem participar das discussões na seção Fórum, enviar artigos, vídeos e dividir experiências que possam contribuir para construção da cultura de paz nas escolas.