A plenária final da Conferência Nacional Popular de Educação se autodenominou Conape Lula Livre, denunciando a prisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e exigindo sua imediata libertação. Aprovou, também o manifesto Carta de Belo Horizonte e o documento com as resoluções, que será divulgado em 30 dias. “Foi um grande êxito, que nos dá caminhos de luta, de resistência e de organização”, avaliou o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis.
A Conape Lula Livre teve início com a marcha “Educação se constrói com democracia”, na tarde de 24 de maio, que culminou com um ato político com a presença da ex-presidenta Dilma Rousseff. No dia seguinte, os cerca de 4 mil delegados, vindos de todas as regiões do Brasil, reuniram-se em oito plenários que discutiram diferentes eixos do documento base que orientou os debates nas conferências preparatórias, municipais e estaduais.
Na assembleia final, sábado, 26, foi aprovado o resultado dessas discussões. Não houve nova discussão, devido à aprovação unânime de questão de ordem levantada por Gilson: “Não ocorreram divergências sobre o texto, apenas ajustes. Por isso, remeti à discussão da Carta de Belo Horizonte e propus que os participantes fizessem intervenções sobre a conjuntura política, neste momento em que o golpe se aprofunda e o país sofre com as ações do governo ditatorial de Temer, que inclusive determinou a intervenção das Forças Armadas para reprimir o movimento dos motoristas de transporte”.
O FNPE – Fórum Nacional Popular de Educação – divulgou hoje o resultado final da Carta Manifesto com as alterações da plenária da CONAPE 2018.
Acesse o documento completo: Conape – Carta de BH
*Com informações do Portal da CONTEE e do FNPE
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.