Notícias

FNPE divulga Carta de BH resultante da CONAPE

30 de maio de 2018

A plenária final da Conferência Nacional Popular de Educação se autodenominou Conape Lula Livre, denunciando a prisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e exigindo sua imediata libertação. Aprovou, também o manifesto Carta de Belo Horizonte e o documento com as resoluções, que será divulgado em 30 dias. “Foi um grande êxito, que nos dá caminhos de luta, de resistência e de organização”, avaliou o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis.

Crédito: Jordana Mercado

A Conape Lula Livre teve início com a marcha “Educação se constrói com democracia”, na tarde de 24 de maio, que culminou com um ato político com a presença da ex-presidenta Dilma Rousseff. No dia seguinte, os cerca de 4 mil delegados, vindos de todas as regiões do Brasil, reuniram-se em oito plenários que discutiram diferentes eixos do documento base que orientou os debates nas conferências preparatórias, municipais e estaduais.

Crédito: Jordana Mercado

Na assembleia final, sábado, 26, foi aprovado o resultado dessas discussões. Não houve nova discussão, devido à aprovação unânime de questão de ordem levantada por Gilson: “Não ocorreram divergências sobre o texto, apenas ajustes. Por isso, remeti à discussão da Carta de Belo Horizonte e propus que os participantes fizessem intervenções sobre a conjuntura política, neste momento em que o golpe se aprofunda e o país sofre com as ações do governo ditatorial de Temer, que inclusive determinou a intervenção das Forças Armadas para reprimir o movimento dos motoristas de transporte”.

O FNPE – Fórum Nacional Popular de Educação – divulgou hoje o resultado final da Carta Manifesto com as alterações da plenária da CONAPE 2018.

Acesse o documento completo: Conape – Carta de BH
 
*Com informações do Portal da CONTEE e do FNPE

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha