Notícias

Fórum realiza atividades em memória das vítimas em acidentes de trabalho

24 de abril de 2012

 

O Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador (FSPSST) elaborou uma extensa programação para marcar as atividades do Dia Internacional em Memória das Vítimas em Acidentes de Trabalho – 28 de abril. Entre os dias 23 de abril e 2 de maio, a entidade realiza várias manifestações com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o drama dos acidentes de trabalho e cobrar dos governos e da iniciativa privada medidas mais concretas e eficazes de proteção para os trabalhadores.

 

No dia 26 de abril, será realizado o Colóquio “Trabalho e Agravos à Saúde do trabalhador em Minas Gerais: problemas e perspectivas”, de 8h30 às 12 horas, na Escola do Legislativo – ALMG. O presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis, vai coordenar uma mesa de debates.

 

As estatísticas mostram que no Brasil a saúde e segurança do trabalhador são negligenciadas. O Fórum denuncia que os números de acidentes e doenças ocupacionais crescem a cada ano que passa, diante de um descaso patronal e uma inércia dos órgãos públicos que não têm explicação.

 

De acordo com o Ministério da Previdência Social, no ano de 2010, ocorreram 525.206 acidentes de trabalho registrados com Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT) no Brasil, representando cerca de 1.439 acidentes por dia (Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho 2010). Em Belo Horizonte, segundo a mesma fonte, ocorreram 9.926 acidentes com CATs registradas e 24 óbitos no mesmo período.

 

O Fórum aponta que, mais metade dos acidentes de trabalho no Brasil não são notificados e, como consequência, não são feitas CATs. Portanto, os números reais são ainda muito maiores que os oficiais.

 

Programação 

 

25/4- Ato Público em Memória das Vitimas de Acidentes a serviço da Cemig, no Centro Comercial de Contagem, no início da manhã.

 

26/4- Manifestação na porta de fábrica da base dos Metalúrgicos BH/Contagem, em Contagem.

 

26/4- Colóquio do Fórum de Saúde e Segurança do Trabalhador de Minas Gerais – “Trabalho e Agravos à Saúde do trabalhador em Minas Gerais: problemas e perspectivas”, de 8h30 às 12 horas , na Escola do Legislativo – ALMG

 

Inscrições:

 

Até 25 de abril pelo e-mail: cntimg@yahoo.com.br

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha