Notícias

Frente Povo Sem Medo defende plebiscito para decisão sobre eleições

30 de junho de 2016

A Frente Povo Sem Medo anunciou nesta terça-feira (28) que vai convocar atos em defesa de um plebiscito popular para decidir se devem ser convocadas novas eleições para presidente da República. A frente é formada por mais de 30 movimentos sociais, entre eles a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Ao falar sobre a defesa da Frente Povo Sem Medo, o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, indicou que a Central, que também compõe a Frente Brasil Popular, segue a mesma linha. “A 18ª reunião da Executiva Nacional da CTB defendeu a convocação de um plebiscito para que o povo delibere livremente sobre antecipação das eleições presidenciais, como caminho para derrotar o golpe em curso e construir uma nova alternativa política. Não acreditamos que com Temer a classe trabalhadora ganhe. Isso fica comprovado dia após dia de sua gestão interina, que ataca duramente os direitos conquistados”.

Em comunicado, a Frente Povo Sem Medo destacou que o governo Temer se coloca como o mais perigoso aos trabalhadores brasileiros na história recente do país, uma vez que, por não ter sido eleito, “coloca-se em uma situação em que não precisa prestar contas à sociedade, e está habilitado a praticar o mais severo programa de retrocessos, sem pagar preço eleitoral por isso”. Sendo assim, a Frente defende que o povo seja chamado a decidir, numa ampla consulta nacional.

adilsondialogos

Acreditamos que convocar um plebiscito para que o povo delibere é o caminho para derrotar o golpe em curso e construir uma nova alternativa política”, diz Adilson Araújo

A presidenta da UNE, Carina Vitral, também já declarou que a maioria do movimento estudantil é simpática à ideia de novas eleições. “A população é que deve decidir se novas eleições devem acontecer ou não, uma vez que o direito de voto não foi respeitado”.

A proposta ainda está em debate entre as organizações que compõem a Frente Brasil Popular e, durante esta semana, as diferentes entidades que integram o movimento vão se reunir para analisar a ideia.“Uma proposta como essa só terá força para passar no Congresso Nacional se tiver força social. Se é de conhecimento que a democracia está em risco no Brasil, nada mais justo do que devolver ao povo o direito de decidir”, completou Vitral.

Requião: “Só plebiscito barra o golpe”

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) defendeu nesta terça-feira (28) em seu twitter que o golpe no Senado só será barrado com a convocação de um plebiscito para antecipar a eleição presidencial e que a presidenta Dilma Rousseff já deveria ter assumido uma posição em relação ao tema.

“Dilma vacila na posição que deve tomar. Mal assessorada? É preciso entender que não se trata de questão jurídica, mas de rejeição econômica, política e pessoal”, opinou Requião. A presidenta afastada Dilma Rousseff já acenou com a possibilidade de abraçar a ideia do plebiscito, mas não fechou posição sobre o tema ainda.

Eleições gerais em outubro?

Em entrevista ao site Sul21, o ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Cezar Britto defendeu, ainda em 2015, a realização de um plebiscito com o fim de consultar os eleitores sobre a antecipação ou não das eleições presidenciais.

“Eu acho muito importante consultar o povo nos momentos mais difíceis da nação. Há uma crise política, há uma crise econômica. Fabricada ou não, há crise e a melhor forma de sair da crise, especialmente quando ela é política, é consultar o dono do mandato, que é o povo”, disse Britto.

Na opinião do advogado, haverá tempo suficiente para fazer o plebiscito e, se aprovada a antecipação das eleições, realizá-la junto com o pleito municipal em outubro.

Portal CTB com agências

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha