Notícias

Fundação Helena Antipoff não realiza concurso público

24 de fevereiro de 2012

      Em resposta ao ofício encaminhado pelo Sinpro Minas sobre o descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, assinado após a desprivatização da Fundação Helena Antipoff, uma instituição pública, com a estatização do Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira – ISEAT da FHA, o Ministério Público do Trabalho emitiu um despacho no dia 18 de janeiro de 2012, confirmando a irregularidade quanto a não realização de concurso público e exigindo providências. A realização de concurso está prevista para professores e auxiliares administrativos, que continuaram a prestar serviços à Fundação com contratos encerrados em 31 de julho de 2011, de acordo com a cláusula 5ª do TAC.

  

      Como signatário do TAC, o Sindicato dos Professores tem cumprindo o seu papel de fiscalização do acordo firmado com a intermediação do Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Estadual. Segundo o presidente do Sinpro Minas Gilson Reis, a transformação do Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira – ISEAT da Fundação Helena Antipoff numa instituição pública e gratuita foi resultado da luta dos professores e seu representação de classe – o Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais e do apoio de outros sindicatos de trabalhadores da instituição.

 

     O descumprimento da realização de concurso para o preenchimento dos cargos de nível superior, conforme já autorizado no Projeto de Lei 5092/2010, aprovado na Assembléia Legislativa, poderá acarretar a responsabilização do gestor público por ato de improbidade administrativa, passível de ajuizamento na Justiça comum.

  

      O Sinpro Minas e outras entidades de classe estão se mobilizando para seja realizado o concurso público, conforme prevê a lei, e continuarão denunciando as irregularidades à sociedade e exigindo do poder público ações efetivas para evitar interferências de pessoas com interesses excusos na instituição de ensino.

 

Histórico

 

         A estadualização foi decorrente de um movimento grevista vitorioso dos professores e funcionários da Instituição, ocorrido entre 06 de junho e 27 de julho de 2009.  O final da greve se deu com a assinatura do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta entre o Sinpro Minas (Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais), o SAAE/MG (Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar), representando respectivamente os professores e técnico-administrativos do Centro de Pesquisas e Projetos Pedagógicos Helena Antipoff – CPPP, a Fundação Helena Antipoff – FHA e o Estado de Minas Gerais.

 

    A Fundação Helena Antipoff é uma fundação pública estadual, mas, para gerenciar o Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira – ISEAT e sua oferta de cursos superiores de graduação e de pós-graduação, a Fundação criou um ente privado, o Centro de Pesquisa e Projetos Pedagógicos Helena Antipoff – CPPP. Ou seja, uma empresa privada prestando serviço a uma fundação pública. O Centro ficou responsável pela gestão das ações de ensino, pesquisa e extensão dos cursos superiores, sendo, portanto, a entidade empregadora dos trabalhadores daquela instituição. Daí seus trabalhadores pertencerem à base do Sinpro Minas e do SAAE/MG.

 

         Após cerca de 50 dias de um movimento grevista vitorioso, a situação foi levada a debate na Assembléia Legislativa, no Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, secretarias de governo, Ministério Público Estadual, na Justiça do Trabalho, sendo discutida com o então vice-governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia. O compromisso do governo do Estado de assumir o passivo deixado pelo CPPP – Centro de Pesquisas e Projetos Pedagógicos Helena Antipoff, ente privado que exercia função de forma irregular, claro processo de privatização do Estado, foi firmado somente após uma intensa luta dos professores e do seu sindicato.

 

         O movimento também contou com o apoio da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, que realizou audiências, levando ao conhecimento público o problema vivido por professores, funcionários e alunos da Fundação Helena Antipoff. Diante de tanto barulho, o Governo do Estado aceitou a única saída honrosa para a crise, arcando com o pagamento de todas as verbas rescisórias, garantidas na Convenção Coletiva de Trabalho e a realização de concurso público dentro de dois anos, prazo descumprido pelo Governo de Minas.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha