Em assembleia, realizada no dia 14 de maio, os professores aprovaram a proposta negociada entre o Sinpro Minas e o Sinep/MG na audiência no Ministério Público do Trabalho, que aconteceu na semana passada. A proposta, também aprovada na assembleia dos donos de escolas particulares, prevê um reajuste nos salários e pisos de 7,7%.
Dessa forma, os professores encerram a campanha reivindicatória 2012 com a recuperação dos salários pela inflação registrada nos últimos 14 meses (6,23%), uma vez que a data-base mudou de 1º de fevereiro, para 1º de abril, além de um aumento real de 1,47%, o mesmo percentual ganho na campanha de 2011, após uma greve de nove dias.
A diretoria do Sinpro Minas avalia que a campanha foi vitoriosa, uma vez que a categoria conquistou ganho real de salário. Para o presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis, apesar do percentual ter sido abaixo do reivindicado inicialmente, o índice é significativo por representar quase 25% a mais do percentual da inflação acumulada no período e estar acima da média que outras categorias têm alcançado. “A mudança da data-base para 1º de abril, conquistada na última campanha, foi fundamental para a mobilização da categoria. Como ainda temos muito para avançar, pretendemos iniciar a nossa próxima campanha imediatamente”, avalia Gilson.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.