Diante do avançado processo de mercantilização da Educação e desvalorização dos professores por parte das empresas/escolas, é muito importante que o educador esteja ciente dos seus direitos e fiscalize as instituições em face do cumprimento das Convenções Coletivas de Trabalho.
A atenção dos professores deve se voltar para a CCT – 2008/2009, assinada pelo Sinpro Minas e pelos sindicatos patronais. Na convenção estão garantidos muitos direitos dos professores, como hora extra, recesso da semana dos professores, redução de carga horária, adicional por tempo de serviço e adicional extraclasse, entre outras conquistas.
Mesmo com a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho, algumas escolas ainda insistem em descumprir cláusulas da CCT. Caso a escola em que você trabalha não cumpra a Convenção não se acomode, denuncie ao seu sindicato.
Com ações coletivas será possível mostrar aos donos de escolas que Educação não é Mercadoria, priorizando sempre a vigilância do cumprimento das Convenções, Acordos Coletivos e dos direitos garantidos pela Legislação brasileira.
Como formador de opinião, é necessário que o educador saia do imobilismo/individualismo, conseqüência da cultura neoliberal disseminada nas últimas décadas pelo mundo. Através da organização coletiva o professor poderá garantir a sua dignidade, os seus direitos e os da categoria.
Consulte a íntegra da CCT da sua região no Portal Sinpro Minas.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.