Garanta seus direitos. Fiscalize o cumprimento da CCT

16 de setembro de 2008

Diante do avançado processo de mercantilização da Educação e desvalorização dos professores por parte das empresas/escolas, é muito importante que o educador esteja ciente dos seus direitos e fiscalize as instituições em face do cumprimento das Convenções Coletivas de Trabalho.

A atenção dos professores deve se voltar para a CCT – 2008/2009, assinada pelo Sinpro Minas e pelos sindicatos patronais. Na convenção estão garantidos muitos direitos dos professores, como hora extra, recesso da semana dos professores, redução de carga horária, adicional por tempo de serviço e adicional extraclasse, entre outras conquistas.

Mesmo com a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho, algumas escolas ainda insistem em descumprir cláusulas da CCT. Caso a escola em que você trabalha não cumpra a Convenção não se acomode, denuncie ao seu sindicato.

Com ações coletivas será possível mostrar aos donos de escolas que Educação não é Mercadoria, priorizando sempre a vigilância do cumprimento das Convenções, Acordos Coletivos e dos direitos garantidos pela Legislação brasileira.

Como formador de opinião, é necessário que o educador saia do imobilismo/individualismo, conseqüência da cultura neoliberal disseminada nas últimas décadas pelo mundo. Através da organização coletiva o professor poderá garantir a sua dignidade, os seus direitos e os da categoria.

Consulte a íntegra da CCT da sua região no Portal Sinpro Minas.