Notícias

Governador de Pando é preso por massacre na Bolívia

16 de setembro de 2008

A imprensa boliviana divulgou nesta terça-feira (16) a prisão do governador de Pando, Leopoldo Fernández, em virtude da morte de pelo menos 15 pessoas em seu departamento, durante a onda de violência levado a cabo pelas forças de direita do país.O governador, que nega as acusações, foi preso em Cobija, capital do departamento, localizado ao norte de La Paz. Fernández é acusado de ter ordenado o assassinato de diversos camponeses durante os confrontos na semana passada. A prisão teria sido feita no mesmo dia em que governo e oposição esperam chegar a um acordo para encerrar a crise política que atinge o país.

O governo e os representantes dos governadores opositores se reúnem nesta terça-feira pela terceira vez para realizar uma negociação que permita acabar com a onda de protestos. Deve ser anunciado nas próximas horas um pré-acordo para fixar as condições de diálogo que deve ser realizado entre as partes.

Em entrevista coletiva, o presidente Evo Morales afirmou que espera conseguir o acordo ainda no fim desta terça. O presidente ainda agradeceu o apoio que recebeu dos governos sul-americanos durante a cúpula realizada no Chile e afirmou que a detenção do governador de Pando é uma ação legal e constitucional, e que “as Forças Armadas estão cumprindo com o estado de sítio”. “Foi iniciado processo judicial de genocídio contra o governador de Pando”, disse o presidente da Bolívia.

“Tenham certeza de que vamos garantir autonomias departamentais e regionais”, acrescentou Evo, referindo-se à principal exigência dos governadores dos Estados opositores, com quem o governo negocia desde a semana passada as bases de um diálogo nacional. As conversas de Evo com a oposição excluem o governador de Pando, acusado pelo governo de ser o causador do massacre na cidade de Porvenir. A Procuradoria-Geral denunciou Fernández por crime de “genocídio na forma de massacre sangrento.

Fonte: Vermelho

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha