Greve na UnincorProfessores realizam assembleia nesta quinta (28/1)

26 de janeiro de 2010

Os professores da Unincor realizam uma assembleia na próxima quinta-feira (28/1), às 17 horas, na sede do Sinpro Minas (rua Jaime Gomes, 198, Floresta). Na oportunidade, serão discutidas as próximas ações dos docentes diante dos atrasos salariais e das condições precárias de trabalho.A situação na Unincor é um dos exemplos de descaso com os professores. A universidade não paga salários há meses, fato que provoca indignação por parte dos docentes. Nas unidades de Betim, BH e Ibirité, oito salários estão atrasados, correspondentes ao período entre julho/2009 e janeiro de 2010. Na unidade de Três Corações, onze folhas de pagamento estão em atraso, compreendendo o período entre os meses de maio/2009 e janeiro/2010. Em Pará de Minas, são sete folhas atrasadas. Na última reunião, realizada no dia 11 de dezembro, na Superintendência Regional do Trabalho, a DDOTrevisan – empresa que assumiu a gestão da Universidade, a partir da intervenção do Ministério Público – não apresentou nenhuma proposta de solução das irregularidades trabalhistas. No entanto, mesmo sem apresentar solução para os problemas, a Unincor já divulgou arbitrariamente o calendário de reposição das aulas sem consultar os docentes e o Sinpro Minas, desconsiderando o movimento grevista dos professores.    Mais uma vez, a pedido do sindicato, foi agendada uma reunião para o dia 4 de fevereiro com os administradores da instituição de ensino, na tentativa de solucionar os problemas e possibilitar o retorno às aulas.

EstadualizaçãoA situação na Unincor é tão grave que a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa criou, no dia 9 de dezembro, uma comissão de deputados para acompanhar o processo de discussão da estadualização da Universidade. Neste ano, tanto o substitutivo de lei quanto a proposta de emenda constitucional que versam sobre o assunto estarão em tramitação na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Será preciso o apoio de toda a comunidade acadêmica e da sociedade para os projetos avançarem.Também é importante ressaltar que a mobilização coletiva é essencial para buscar soluções para os problemas da categoria. As assembleias são instrumentos legítimos para o exercício da democracia e os professores devem fazer uso do direito de manifestarem-se. Participe!

Assembleia de professores da UnincorDia: 28/1/2010Hora: 17 horasLocal: Rua Jaime Gomes, 198, Floresta (Sinpro Minas)Pauta: Atrasos salariais, condições de trabalho, entre outros assuntos.