Após 30 dias em greve, os professores do Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, da Fundação Helena Antipoff, encerraram o movimento com a expectativa de receber do Estado os salários em atraso e o pagamento de direitos trabalhistas, uma vez que a instituição privada que os contratava foi dissolvida.
O compromisso do governo do Estado assumir o passivo deixado pelo CCCP (Centro de Pesquisas e Projetos Pedagógicos), gestor privado que exercia função de forma irregular, foi firmado após uma intensa luta dos professores e do Sindicato. O movimento também contou com o apoio da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, que realizou audiências, levando ao conhecimento público o problema vivido por professores e alunos da Fundação Helena Antipoff.
Para o presidente Gilson Reis, os professores tiveram um avanço importante. “A mobilização foi fundamental para encontrar uma saída mais digna para o impasse acarretado pela permanência da iniciativa privada sem critérios e de forma irregular dentro da Fundação”, afirma. Em assembleia ocorrida em 9/07, no Sinpro Minas, os professores agradeceram ao presidente Gilson Reis, o apoio do sindicato. “A greve foi vitoriosa e válida e se não fosse a mobilização dos professores, teríamos que entrar na Justiça para receber por meio de precatórios”, disse o professor Ângelo Leite.
Numa negociação mediada pelo Ministério Público do Trabalho entre os professores e o governo, os direitos trabalhistas serão garantidos pelo Estado. Segundo informações, os cursos vão continuar, sendo estadualizados e oferecidos gratuitamente.
.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.