Notícias

Homenageadas com a Comenda Clara Zetkin 2016

27 de junho de 2016

A entrega da Comenda Clara Zetkin 2016 aconteceu no dia 24 de junho, no Sindicato dos Professores, em Belo Horizonte.

O evento apresentou a 9ª edição da revista Elas por Elas (acesse) e homenageou com a Comenda 22 mulheres que contribuem para dar visibilidade, mobilizar e fortalecer a luta pela igualdade de gênero e a emancipação feminina. Saiba mais sobre o evento.

Conheça as homenageadas com a Comenda Clara Zetkin 2016:

1- Ana Isabel Lemos,

Assistente social pela PUC Minas. Servidora técnica administrativa do CEFET- MG, atuando na assistência estudantil desde 2008. Atualmente é coordenadora dos Programas de Acesso e Temáticas das Juventudes. Uma das idealizadoras do TransEnem BH, cursinho preparatório para o ENEM exclusivo para travestis e transexuais.

2- Conceição Rosière

Bonequeira desde 1982, fez parte do grupo de teatro Patati & Patatá. Hoje, é vice-presidenta da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos. Já presidiu também a Associação de Teatro de Bonecos de MG (Atebemg), entidade que ajudou a criar.

3- Daniela Fernandes Alves

Formada em Design de Interiores e em Produção Editorial/Comunicação Social, pós-graduada em Gestão Cultural. É secretária-geral do Fórum dos Festivais – Fórum Nacional de Organizadores de Eventos Audiovisuais Brasileiros. Ex-diretora do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC).

4- Daniele Caldas

Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Gerência da Assistência Social pela Fundação João Pinheiro. Gerente do Benvinda – Centro de Apoio a Mulher.

5- Eliete Sandra Moura Rodrigues

É gari há 21 anos. Presidente do Conselho Consultivo da Associação dos Servidores Públicos de Belo Horizonte.

6- Elizabeth Fleury

Mestre em Sociologia. Pós-graduada em Ciência Política com Especialização em Políticas Públicas. Graduada em Comunicação Social pela UFMG. Coordena o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz. Autora e coordenadora do projeto “Dicionário Feminino da Infâmia – Acolhimento e Diagnóstico de Mulheres em Situação de Violência”.

7- Eulália Regina Pires de Freitas Mendes

Militante do Movimento de Mulheres e Movimento Negro. Secretária de Mulheres e Igualdade Racial do PCdoB-BH. Coordenou o Projeto Atalhos e Retalhos através da União Brasileira de Mulheres (UBM), em parceria com Secretaria Nacional de Políticas Para as Mulheres. Coordenou o Projeto Costurando Ideias do MPM/UBM, em parceria com o Sinpro Minas.

8- Geysa Maria Emilia Lima Moreira

Graduada em Psicologia e Administração de Empresas e mestre em Gerontologia Social. Atua há 20 anos como docente no ensino superior na PUC Minas. Leciona disciplinas como: psicologia da vida adulta e da velhice,  estágios de psicologia social e comunitária e psicologia e saúde coletiva. Faz um trabalho pelo fortalecimento dos grupos de idosos e da ampliação da participação política das mulheres idosas na construção da política de atenção ao idoso e na luta por direitos fundamentais como a educação.

9- Isis Medeiros

Fotógrafa, feminista, militante do Levante Popular da Juventude. Atua e milita em diversos coletivos por uma comunicação independente e popular, além disso, contribui com jornais como Brasil de Fato e o blog Jornalistas Livres. Idealizou e fotografou as mulheres do movimento para um ensaio em homenagem às mulheres da história mundial.

10- Janaina da Mata

Jornalista, mestranda em Ciência Política e especialista em comunicação. Atuou por vários anos no meio sindical, foi diretora do Sindicato dos Jornalistas de Minas e da Federação Nacional do Jornalistas. É militante das causas feministas.

11-Júnia Roman Carvalho

Defensora Pública do Estado de Minas Gerais há 17 anos. Atuou por quatro anos no NUDEM, a atual Defensoria Especializada na Defesa das Mulheres em Situação de Violência. Atualmente está na Defensoria Especializada de Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais. Atuou na defesa das causas das pessoas LGBTI, das pessoas em situação de rua, grupos vulneráveis, dentre outros. É membro do Fórum Mineiro de Direitos Humanos, convidada permanente do “Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para a População em Situação de Rua de Minas Gerais” e do “Comitê de Monitoramento e Assessoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua de Belo Horizonte”.

12- Kleyde Ventura de Souza

Doutoura em Enfermagem. Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras – ABENFO Nacional e professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordena projetos com financiamento do Ministério da Saúde para formação e a capacitação de enfermeiras obstétricas em todo país.

13- Laurelle Carvalho de Araújo – Especialista em Direito Público e Direito Privado. Concursada da Defensoria Pública de Minas Gerais, atualmente, exerce suas atribuições perante a 3ª Defensoria Pública Criminal da Capital. Já atuou nas Comarcas de Muriaé, na Vara Criminal, e Belo Horizonte, nas Defensorias Especializadas na Defesa dos Direitos da Mulher em Situação de Violência-Nudem. Foi membro da Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos das Mulheres do Colégio Nacional de Defensores Públicos. Participou da CPMI da Violência contra Mulher no Congresso Nacional e da Comissão Especial da Violência Contra a Mulher da Assembleia Legislativa de MG em 2012. Na Defensoria da Infância e Juventude participou da elaboração da Recomendação sobre os recém-nascidos filhos das mães usuárias de drogas. Foi diretora da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais/Adep-MG e da Associação Nacional dos Defensores Públicos.

14- Libernina Andrade

Travesti revolucionária. Participante dos cursinhos TransEnen e Transvet. Luta pelos direitos das pessoas trans e travestis.

15- Maria de Fátima Diniz Bastos Ribas ” Fatão”

Assistente Social. Há 30 anos, desenvolve trabalho comunitário na Urbel através de programas como Profavela, Auto Construtor e Vila Viva, onde realiza acompanhamento sócio-organizativo das famílias por meio de iniciativas lúdicas, culturais e educativas.

16- Maria Rosária Barbato

Graduada em Direito em Roma. Especialista pela Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha) e Doutora em Direito pela Università di Roma -Tor Vergata. É Professora Adjunta na Faculdade de Direito da UFMG e subchefe do Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito. Professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da UFMG, pesquisa trabalho, sindicato e democracia. É coordenadora do Grupo de Estudo em Direto Sindical – GEDIS. É presidenta do Instituto Italo Brasileiro de Direito do Trabalho – Comitê de Minas Gerais. É Conselheira Executiva do Comitê dos Italianos no Exterior de MG – COMITES MG. Membro do Comitê Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Apátrida, Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo do Governo do Estado de Minas Gerais (Comitrate)

17- Maria Nazaret Teles Silva

Foi doméstica, ingressou na carreira pública em 1986 como auxiliar escolar. Graduada em Pedagogia e pós-graduada em Educação e Diversidade pela UFMG. Militante de movimentos sociais, como o Movimento Popular da Mulher, colegiados escolares, conselhos representante dos pais (CME), coordenadora do Grupo Gestor de Promoção da Igualdade Racial. Segunda suplente no Conselho Tutelar 2016, Secretária de organização do Distrital Norte, membro do Comitê Municipal do PCdoB, educadora voluntária no programa de Assistência Social a Adolescentes em Belo Horizonte.

18 -Maria Tereza dos Santos.

Conselheira do Conselho da Comunidade da Vara de Execução Criminal de Ribeirão das Neves, vice-presidenta do conselho da comunidade da Vara de Execução Penal de Belo Horizonte, presidente da Associação  de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade.

19- Nardeli da Conceição Silva

Professora e historiadora. Foi diretora do Sinpro Minas onde atuou no Departamento de Professores Aposentados – Deasinpro. É autora dos livros “Que história é esta? Retrata a história dos professores da Rede Pública Estadual” e a “A história da cidade de Santa Luzia”, entre outros.

20-Sandra Margareth Silvestrini de Souza

Graduada em Gestão de Recursos Humanos, servidora Pública do Tribunal de Justiça mineiro, presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado de Minas Gerais – SERJUSMIG, militante ativa em defesa do serviço público de qualidade e de diversas causas sociais.

21-Adriana Banana

É mestre em Dança pela UFBA e doutoranda em Pós Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. É a idealizadora e diretora artística do Fórum Internacional de Dança – FID.

22- Teuda Bara

Atriz e fundadora do Grupo Galpão. Participou de espetáculo do Cirque Du Soleil e atuou em filmes como “Menino Maluquinho”, de Helvécio Ratton, “Vinho de Rosas”, de Elza Cataldo, “O Contador de Estórias”, de Luiz Villaça e “O Palhaço”, de Selton Mello. Na televisão participou da novela “Meu Pedacinho de Chão”.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha