Notícias

Informe do Sinpro Minas sobre as negociações com o Sinepe-TM

15 de maio de 2024

Professoras e professores,

Após injustificada interrupção, as negociações entre o Sinpro Minas e o Sinepe-TM (que representa os donos de escolas em nossa região) foram retomadas. Conforme discutido em assembleias anteriores, o nosso foco neste ano é avançar em alguns pontos da nossa pauta de reivindicações. Durante as negociações, foram levantados os seguintes pontos:

* Reajuste salarial – vivemos um momento de profunda perda do valor de compra dos salários. O índice oficial de inflação (INPC) entre 1º de abril de 2023 e 31 de março de 2024 é de 3,4%, o que entendemos ser insuficiente para a reposição de nossas perdas.

* Direito à desconexão – devido à intensa sobrecarga de trabalho dos docentes, faz-se necessário que os trabalhadores tenham direito a seus momentos de descanso, sem receber demandas de estudantes ou da escola.

* Férias – entendendo que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) atual, que determina as férias coletivas de 26 de dezembro a 24 de janeiro, faz com que o professor e a professora tenham que ficar muitos dias de janeiro à disposição da escola, que não precisa de tanto tempo para organizar seu reinício das aulas, reivindicamos a mudança do início e do término das férias.

* Manutenção da nossa CCT – outro ponto crucial para nós é a manutenção da nossa CCT, que garante a regulamentação das nossas condições de trabalho. Nenhum direito a menos!

É a participação da categoria que vai garantir nossas conquistas. Para que continuemos avançando nas negociações, precisamos que a categoria continue junto com o Sinpro Minas e esteja atenta às nossas convocações.

A boa participação que tem ocorrido em nossas assembleias e o grande envolvimento de todos e todas nas escolas têm sido muito positivo e estão até o momento garantindo pequenos, mas importantes avanços. VAMOS SEGUIR JUNTOS!!!!

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha