Notícias

Iniciativa popular: Contee se engaja na campanha pela democratização da mídia

27 de março de 2013

A democratização da comunicação é uma das necessidades fundamentais da sociedade brasileira e primordial para o fortalecimento da luta dos movimentos sociais, sindicais e educacionais, seja no direito à livre expressão, seja no combate ao monopólio da grande mídia. Por isso, a Contee se une à campanha “Para expressar a liberdade”, encabeçada pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, a qual elabora um projeto de lei de iniciativa popular propondo uma nova regulamentação para a comunicação do país.

A opção por uma proposta de iniciativa da sociedade civil se deu após o governo federal ter descartado a possibilidade de firmar o marco regulatório das comunicações antes das eleições presidenciais de 2014. Com isso, as entidades que integram o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, em vez de continuar a pressionar a presidenta Dilma Rousseff, decidiram elaborar um projeto de lei de iniciativa popular. A meta é coletar 1,6 milhão de assinaturas.

Uma plenária da campanha será realizada no dia 19 de abril, em São Paulo, para apresentar e aprovar o texto da proposta e organizar a pauta nacional de divulgação do documento. Entidades participantes da campanha têm até o dia 16 de abril para fazerem seus apontamentos, que serão avaliados pela plenária.

Para os dias 26 de abril, aniversário da TV Globo, e 1º de maio, Dia do Trabalhador, estão previstas ações de promoção nacional do tema da democratização da comunicação e do início de coleta de assinaturas do projeto de lei. Para isso, a Contee convoca os trabalhadores em educação e as entidades filiadas a se envolverem nesse movimento, que será o principal instrumento político de ação e de pressão para o avanço e conscientização da sociedade quanto à renovação da legislação.

O objetivo é envolver e conscientizar todos os cidadãos e cidadãs e todos os setores da sociedade brasileira sobre a busca por uma liberdade de expressão como direto de todos, como dita a Constituição Federal Brasileira, e explicar a necessidade da renovação do marco que regulamenta a comunicação no país.

  • Clique aqui e conheça a campanha Para expressar a liberdade – uma nova lei para um novo tempo.

Fonte: Contee

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha