Instituto 1º de Maio promove ações sociais e sindicais em Barbacena

11 de maio de 2010

Em comemoração ao dia do trabalhador, o Instituto 1° de Maio promoveu ações sociais e sindicais em Barbacena, no dia 30 de abril. As atividades ocorreram na Praça dos Andradas, onde centenas de trabalhadores de diversas categorias receberam orientações jurídicas, participaram de atrações culturais e tiveram acesso a outros serviços como corte de cabelo.

O Instituto 1º de Maio prestou assessoria jurídica e distribuiu brindes para a comunidade. O SESI e o SENAI apresentaram os projetos e trabalhos desenvolvidos pelos alunos. E também realizaram atendimentos à população. O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST), promoveu palestras preventivas e educativas sobre as doenças ocasionadas pelo trabalho.

O SEBRAE orientou os trabalhadores sobre o aperfeiçoamento profissional. O SENAC ofereceu corte de cabelo gratuito, através dos alunos do curso de cabeleireiro. A Economia Solidária expôs o artesanato e guloseimas produzidas pelas próprias artesãs. O INSS prestou serviços e informações sobre aposentadoria, auxílio-doença, reabilitação profissional, salário-família, auxílio-reclusão, perícia médica, entre outros benefícios.

A Economia Solidária em parceria com o IFET e o Instituto 1º de Maio, distribuíram um delicioso bolo confeitado pelos alunos do curso de Panificação. As crianças se divertiram com piscina de bolinhas, cama-elástica, palhaço perna de pau e saborearam deliciosa pipoca, serviços oferecidos pela organização do evento. As apresentações culturais ficaram por conta do grupo Curupira e da equipe de Taekwondo do SESI.

Estiveram presentes os sindicatos associados ao Instituto 1º de Maio: Sinpro Minas – Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais – Rede Particular, SAAE-MG – Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado de Minas Gerais, SINTER – Barbacena – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbacena, SINTER – Carandaí – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carandaí, Sindicato dos Trabalhadores em Construção Civil, Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Barbacena, Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Fiação Tecelagem, Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica Mecânica e Materiais Elétricos, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barbacena, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Barbacena, SINASEFE – Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Federal, Sindicato dos Trabalhadores de Serviços Domésticos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alfredo Vasconcelos, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ibertioga, SIND-UTE, Sindagua. Contamos, também, com apoio das Centrais Sindicais e Federação: CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Nova Central, Força Sindical e FETROMINAS.