Investimentos da Petrobras até 2012 ainda não incluem pré-sal, diz Gabrielli

28 de agosto de 2008

Os investimentos médios da Petrobras para o período 2008 e 2012, da ordem de US$ 19,5 bilhões, não incluem a exploração do pré-sal. A ressalva foi feita pelo presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

Ele lembrou que o total acumulado de investimentos no período é de US$ 112 ,4 bilhões, dos quais US$ 65,1 bilhões destinados a energia e petróleo, US$ 13,8 bilhões para exploração e US$ 51,3 bilhões para produção

Segundo Gabrielli, a demanda estimada por postos de trabalho nesse período será de 917 mil, dos quais 228 empregos diretos e 688 mil indiretos. O resultado médio da atividade da estatal na economia será de 10%.

Gabrielli disse também que até 2017 serão contratados 40 navios-sonda e plataformas de perfuração, além de equipamentos para operação em águas profundas e ultraprofundas. Do total dos navios, 12 serão comprado por licitação internacional, com recebimento previsto até 2012. Os 28 restantes serão construídos no Brasil e operados por empresas nacionais. Também devem ser contratadas 234 embarcações, entre navios de grande porte, barcos de apoio e plataformas de produção.

Sobre o pré-sal, Gabrielli destacou que os técnicos da Petrobras já conseguem identificar soluções tecnológicas para os desafios que esse tipo de exploração requer. “Começaremos com a tecnologia conhecida, mas com certeza não poderemos persistir com essa tecnologia.”

Segundo ele, atualmente na região do pré-sal há nove poços perfurados. “Temos nove sucessos e temos certeza de que existe petróleo”.Fonte: Agência Brasil