No dia 6 de maio ocorreu na Primeira Vara do Trabalho de Divinópolis, a audiência inicial do processo em que o Sinpro Minas, sindicato que representa os professores da rede privada, pede isonomia salarial para os professores do Pitágoras, conforme prevê a convenção coletiva de trabalho da categoria. Assim, aqueles que foram admitidos com o salário aula base inferior ao menor pago aos demais professores da escola, deveriam ter seu salário reajustado. Como não houve acordo, audiência de instrução foi marcada para dois de julho de 2009 às dez horas.
Como é de conhecimento de toda comunidade, no final de 2008, a direção do Pitágoras demitiu 24 professores, alguns com mais de dez anos de instituição. Para substituir os demitidos, a direção contratou professores por um salário aula base que representa 60% do valor recebido pelos professores demitidos. Esse fato causou uma enorme indignação não só nos diretamente envolvidos, como entre os demais profissionais da instituição e estudantes, com repercussão na mídia local. Questionada sobre o motivo da demissão dos professores, a direção do Pitágoras – Campus Divinópolis, insinuou irresponsabilidade, incompetência e falta de adaptação com o sistema de Ensino que se buscava implantar na escola. Tal acusação é completamente absurda e pode gerar ações de danos morais em razão do tratamento dispensado a estes profissionais da educação.
A ação movida pelo sindicato dos professores busca não só corrigir o salário dos profissionais contratados como também inibir a demissão de outros professores uma vez que, no entendimento do Sindicato, o principal motivo das demissões foi a redução de custos, sem a preocupação com a qualidade do ensino.
O Sinpro Minas se coloca à disposição para esclarecimentos em sua sede em Divinópolis (Av. 21 de Abril nº 386, casa 2, centro. Tel. 3221 – 8488).
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.