Notícias

Justiça decide que Elas por Elas não fez propaganda para Dilma Rousseff

24 de novembro de 2010

A ministra Nancy Andrighi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), julgou nessa terça-feira (23) improcedente a representação que acusava o Sinpro Minas de fazer, por meio da revista Elas por Elas, propaganda em favor da então candidata à Presidência da República Dilma Rousseff. A acusação foi feita pela coligação O Brasil Pode Mais, do candidato José Serra, para quem a publicação de uma entrevista com Dilma na revista da entidade teria caracterizado propaganda irregular em favor da candidata. O sindicato afirmou em sua defesa que a Elas por Elas é voltada para o público feminino e que a entrevista guarda total correspondência com os propósitos da revista, considerando a relevância de haver candidaturas de mulheres ao posto de presidente da República. Em sua decisão, a ministra Nancy Andrighi considerou que não ocorreu irregularidade na publicação da revista do sindicato, pois não foi manifestado nenhum tipo de preferência ou favorecimento, uma vez que a mesma edição também trouxe entrevista com a também candidata ao cargo Marina Silva. “É lamentável a tentativa da coligação tucana de impedir a divulgação de uma revista como a Elas por Elas. A decisão representa mais uma derrota para José Serra e corrobora a opinião de que eles estavam extremamente equivocados. Ficou comprovado que o Sinpro Minas não contrariou o que determina a legislação eleitoral. Agora, essa questão precisa ser mais debatida, pois os trabalhadores e as entidades sindicais devem participar do debate político-eleitoral de forma ampla e irrestrita”, avalia Gilson Reis, presidente do Sinpro Minas. Para a ministra, a publicação limitou-se a tratar de assuntos que tinham conexão com a temática da revista. Ao analisar outra acusação sobre propaganda realizada em informativo do sindicato, a relatora também a julgou improcedente, concluindo que não houve provas.  A representação feita pela coligação tucana pedia, entre outras coisas, que a revista não fosse publicada no site do sindicato nem distribuída.

A matéria de capa da quarta edição aborda a participação das mulheres na política e traz também entrevista exclusiva com a ex-primeira dama da França Danielle Miterrand e reportagens sobre moda e comportamento, os quatro anos da Lei Maria da Penha, os desafios e avanços das trabalhadoras rurais, o futebol feminino, entre outros temas de gênero.

Com informações do TSE

 

Clique aqui e confira a notícia de lançamento da Elas por Elas (quarta edição). Clique aqui e acesse as quatro edições da revista.  

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha