Notícias

Lançada a publicação Museus em Números com informações sobre 1,5 mil unidades do país

25 de novembro de 2011

Com os dados e informações básicas sobre 1,5 mil museus brasileiros, foi lançada hoje (17) a publicação Museus em Números. São dois volumes que trazem o panorama estatístico nacional e internacional do setor de museus e também uma análise sobre a situação do setor nas unidades federativas do Brasil.

Os dados do livro correspondem à realidade dos museus brasileiros que responderam ao questionário do Cadastro Nacional de Museus (CNM). Há no CNM mais de 3 mil instituições, mapeadas em todo o país à época da realização da pesquisa, em setembro de 2010.

Na cerimônia de lançamento, os representantes das unidades da Federação foram presenteados com um exemplar do livro e participaram também de uma mesa de debates para analisar os dados da publicação.

“Memória e invenção definem o fazer cultura”, disse o secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, que também falou sobre as metas do governo local para o setor. “Entre as metas que nós estamos trabalhando, está situada uma, que é estabelecer a sintonia entre Brasília, capital do país, e as políticas públicas de cultura da União. Porque nós estamos dez anos atrasados, doze para ser mais preciso. Perdemos esse vínculo de diálogo. Isso não ajuda o país, nem a capital do país”, avaliou o secretário.

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, falou sobre a situação da capital diante do tema. “A capital veio para Brasília, mas os grandes museus estão ainda no Rio. É aqui que iremos ter referência da cultura brasileira e nisso estamos atrasados mesmo”, disse a ministra.

Ela também ressaltou a importância do trabalho do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entidade vinculada à sua pasta, onde ocorreu a cerimônia de lançamento da publicação. “Temos uma identificação muito forte, a política do Ministério da Cultura e a política do Ibram, porque pensamos em uma política estruturante. A gente não pensa em uma política de eventos. A gente pensa em uma política que vai buscar, que vai fazer levantamentos. Às vezes, as pessoas não se dão conta do trabalho que é fazer um levantamento de museus, de tudo o que eles representam”, observou.

Todos os anos, desde 1977, o Conselho Internacional de Museologia define um tema para celebrar o Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio. No Brasil, o Ibram promove a Semana Nacional de Museus desde 2003. Em 2012, na décima edição do evento, o tema será Museus em um Mundo em Transformação, Novos Desafios, Novas Inspirações.

Edição: Lana Cristina

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha