Notícias

Lídice da Mata: regras para aposentadoria rural são escândalo e crueldade

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) criticou duramente as mudanças na Previdência Social. Em discurso no plenário nesta quinta-feira (8), a parlamentar baiana lamentou que a Reforma da Previdência tenha chegado ao Congresso sem que pudesse no mínimo, ser discutida.

Ela criticou as novas regras para a aposentadoria rural. Hoje, além da idade mínima, o trabalhador precisa comprovar 15 anos de atividade no campo, em regime de agricultura familiar ou individualmente, para que tenha direito ao benefício.

“Mas o governo quer agora que, além de respeitarem a idade mínima de 65 anos, eles também passem a contribuir por 25 anos, o que mostra o total desconhecimento da realidade do país”, disse a senadora. Para Lídice, a reforma prejudica justamente os mais pobres, aqueles trabalhadores que nem sempre iniciam a vida com a carteira assinada.

Essa reforma é um escândalo, e muito mais do que isso, é uma crueldade com os trabalhadores, especialmente com as mulheres e trabalhadores rurais”, afirmou.

A senadora acusou o governo de desconhecer a realidade dos trabalhadores (as) rurais no país. “Certamente esse presidente que está aí e sua equipe sequer sabem o que é a vida de um trabalhador rural neste país e como ele chega aos 65 anos de idade sem força para continuar trabalhando. Essa reforma, do jeito que está, expressa a verdadeira face desse governo.”

Escândalo ainda maior, segundo Lídice, é o relator receber uma proposta complexa como a da Reforma da Previdência e em 24 horas apresentar um parecer pela aprovação da matéria. “Isso é típico de governos autoritários”, assinalou.

Fonte: Portal CTB com agências

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Montes Claros
Poços de Caldas
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia