A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) criticou duramente as mudanças na Previdência Social. Em discurso no plenário nesta quinta-feira (8), a parlamentar baiana lamentou que a Reforma da Previdência tenha chegado ao Congresso sem que pudesse no mínimo, ser discutida.
Ela criticou as novas regras para a aposentadoria rural. Hoje, além da idade mínima, o trabalhador precisa comprovar 15 anos de atividade no campo, em regime de agricultura familiar ou individualmente, para que tenha direito ao benefício.
“Mas o governo quer agora que, além de respeitarem a idade mínima de 65 anos, eles também passem a contribuir por 25 anos, o que mostra o total desconhecimento da realidade do país”, disse a senadora. Para Lídice, a reforma prejudica justamente os mais pobres, aqueles trabalhadores que nem sempre iniciam a vida com a carteira assinada.
“Essa reforma é um escândalo, e muito mais do que isso, é uma crueldade com os trabalhadores, especialmente com as mulheres e trabalhadores rurais”, afirmou.
A senadora acusou o governo de desconhecer a realidade dos trabalhadores (as) rurais no país. “Certamente esse presidente que está aí e sua equipe sequer sabem o que é a vida de um trabalhador rural neste país e como ele chega aos 65 anos de idade sem força para continuar trabalhando. Essa reforma, do jeito que está, expressa a verdadeira face desse governo.”
Escândalo ainda maior, segundo Lídice, é o relator receber uma proposta complexa como a da Reforma da Previdência e em 24 horas apresentar um parecer pela aprovação da matéria. “Isso é típico de governos autoritários”, assinalou.
Fonte: Portal CTB com agências
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.