Notícias

Livro discute os desafios da liberdade de expressão

25 de novembro de 2013

Chegou às livrarias Liberdade de expressão: as várias faces de um desafio, organizado por Venício A. de Lima, professor aposentado da UnB (que recentemente foi professor visitante no Departamento de Ciência Política da UFMG), e pelo professor Juarez Guimarães, também do DCP.

O livro é resultado de colóquio homônimo realizado em março na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), que reuniu professores da UFMG, da Fumec e da PUC Minas das áreas de Ciência Política, Comunicação Social e Filosofia.

Na ocasião, o Portal UFMG entrevistou o professor Venício A. de Lima, líder do grupo de pesquisa realizador do colóquio e um dos conferencistas. Venício falou (leia aqui) sobre a necessidade de se definir um marco regulatório para a área de comunicação no Brasil – e detalhou duas matrizes que fundamentam a ideia de liberdade de expressão no Brasil: a republicana e a liberal.

Essencial à democraciaLiberdade de expressão é obra em que se discutem questões essenciais à formatação de um estado verdadeiramente democrático. Em A censura disfarçada, por exemplo, Venício reflete, além dos temas citados da entrevista, sobre questões como a necessária distinção entre liberdade de expressão e liberdade de imprensa, o conceito de democracia republicana e os desafios da regulação democrática.

Em Sete teses e uma antítese, por sua vez, Juarez Guimarães propõe a fundação de um campo teórico fundamentado na linguagem geral da filosofia política, algo que aproxime a comunicação da política de forma a possibilitar a instauração pública de um debate sobre o que é de fato liberdade de expressão: “em nome mesmo da própria expressão da liberdade”, defende Juarez. “Vencida a fome, parece ser a hora de superar o duro patronato dos que obstinam, por serem donos da voz, em ser donos do poder”, provoca.

Em Liberdade de expressão, são resgatados os argumentos apresentados no colóquio de março – mas de forma inter-relacionada a novas pesquisas sobre o tema. O livro conta com nove autores: além dos organizadores, Ana Paola Amorim, Ângela Carrato, Glória Gomide, Helton Adverse, José Emílio Medauar Ommati, Luciana de Oliveira e Ricardo Fabrino Mendonça.O volume de 200 páginas pode ser adquirido no site da Editora Paulus. Seu preço de tabela é de R$ 25.

Fonte: UFMG

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha