Milhões de brasileiros aguardam a definição do presidente Lula em relação ao fim do fator previdenciário e ao reajuste para os aposentados e pensionistas que ganham mais de um salário mínimo. As emendas foram aprovadas pela Câmara e pelo Senado e ganharam grande apelo popular. Agora, elas precisam ser sancionadas pela Presidência da República. O prazo para o pronunciamento do presidente Lula vai até o dia 17 de junho.
O Departamento de Professores Aposentados do Sinpro Minas (Deasinpro) está acompanhando a tramitação das medidas. Para os professores, o reajuste é de extrema importância para o desenvolvimento do Brasil e para a melhoria da qualidade de vida dos aposentados, pois aumenta o poder de compra dessa parcela da população. Já em relação ao fator, os diretores do Deasinpro acreditam que o fim dessa fórmula de cálculo pode propiciar mais tranqüilidade para quem já está com idade para se aposentar, mas tem medo de ter sua renda reduzida.
O senador Paulo Paim (PT-RS) criticou a base governista por aconselharem o Presidente a vetar o reajuste de 7,72% às aposentadorias, assim como o fim do fator previdenciário, redutor para quem se aposenta antes da idade mínima. Ele acredita que a aprovação das medidas pode ser absorvida pela Previdência Social com tranqüilidade e espera que o governo demonstre sensibilidade, validando a decisão dos deputados e senadores.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.