Manifestação em Brasília reúne mais de 20 mil trabalhadores

28 de agosto de 2007

Nenhum direito a menos!

Diretores e funcionários do Sinpro Minas participaram nessa quarta-feira (15) do Dia Nacional de Mobilização da CUT, em Brasília. O ato reuniu mais de 20 mil pessoas de todo o país, que exigiram dos parlamentares e do governo federal a manutenção dos direitos dos trabalhadores brasileiros.

Como resultado da manifestação, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, assumiu o compromisso de enviar ao senado a ratificação da Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que garante a negociação coletiva no serviço público. Também está agendada para a próxima semana uma reunião entre o ministro, dirigentes da CUT e o deputado federal Paulo Pimentel (PT-CE), relator da PLP 01/2007, para abrir um processo de negociação. O PLP 01/2007 limita as despesas com servidores públicos federais nos próximos 10 anos à inflação mais 1,5% ao ano, o que significará uma política de arrocho salarial para os trabalhadores da iniciativa pública.

Além desses avanços, representantes da CUT reuniram-se com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, para cobrar dele a manutenção do veto presidencial à emenda 3, que a bancada patronal no Congresso ameaça derrubar.

A mobilização nacional contou com caravanas de trabalhadores de todas as regiões do país. Diversos setores dos movimentos sociais e sindicais estiveram presentes no ato pela manutenção dos direitos dos trabalhadores brasileiros, por mudanças na política macroeconômica e por mais investimentos em áreas sociais.