Notícias

Marcha pela Democracia: o interior do Brasil se levanta contra o golpe!

25 de abril de 2016

Santa Bárbara é uma pacata cidade histórica, do circuito do Ouro, que fica a 98 km de Belo Horizonte, bem no meio da Estrada Real. Tem pouco mais de 27 mil habitantes e algumas ruas de paralelepípedo que nesta manhã foram ocupadas por centenas de trabalhadores e jovens que desde o dia 22 marcham pela democracia no estado de Minas Gerais.

No último mês as ruas das grandes cidades brasileiras foram tomadas por grupos diversos pró e contra o golpe e pouco foi noticiado sobre o que acontece pelo interior do Brasil. Este interior, decisivo para os rumos e o desenvolvimento do Brasil passa invisibilizado mais uma vez no debate político, mesmo com o poder do voto de seus milhões de eleitorais espalhados por todo o país.

A Marcha pela Democracia tem seu desfecho em Belo Horizonte, mas seu objetivo é também mergulhar neste universo interiorano e levar a cada lugar por onde passa a defesa da democracia e a luta contra o golpe.

“Vir a estes lugares é uma forma de fazer chegar as pessoas do interior as informações sobre as consequências políticas para a classe trabalhadora do golpe em curso, e ao mesmo tempo evidenciar o nosso processo de resistência, que sempre é invisibilizado e distorcido pela grande Mídia.” diz Geanini Hackbardt da coordenação estadual do MST.

Quem puxou a linha de frente da saída da Marcha pela Democracia em Santa Bárbara (MG) foram as crianças: com cartazes, cantando e caminhando pelas ruas, praças e bairros centrais e periféricos da cidade.

Foram cerca de 3Km andando pelos bairros de Santa Terezinha, São Bernardo, São Vicente, Vista Alegre, Ana margarida e Centro.

Seu Luis, aposentado há 18 anos contemplava a Marcha da calçada de sua casa. “Estou com vocês na rua, tem q fazer isso mesmo, gostei quando falou que o Cunha tem q cair”, comentou.

João marcos, de 12 anos, se juntou e caminhou por alguns quarteirões, ele disse que nunca tinha visto nada parecido. “Vi as pessoas passando, fiquei com vontade e vim caminhar junto”. O povo andou até a região da rodoviária, ali se estabeleceu por quase uma hora, paralisando o trânsito e dialogando com a população, com falas de ativistas locais e das caravanas da Frente Brasil Popular.

Amanhã a Marcha pela Democracia parte para Sabará onde realiza um ato na cidade antes de chegar a Belo Horizonte.

Assista:

Fonte: ocafezinho
Foto: Mídia NINJA

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha