Marcio Pochmann e Gilson Reis lançam livros em BH

10 de junho de 2009

Os presidentes do Sinpro Minas, Gilson Reis, e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Márcio Pochmann, lançam, na sexta-feira (19/6), às 19 horas, no auditório da Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais, em Belo Horizonte, os livros “Sindicalismo: cenários de um novo tempo” e “Qual desenvolvimento? Oportunidades e dificuldades no Brasil contemporâneo”.

Gilson Reis é organizador e autor de dois artigos do livro sobre o sindicalismo no Brasil. A obra problematiza os desafios enfrentados pelo movimento sindical. “Desde sua fundação, o sindicalismo brasileiro passou por inúmeras transformações. Atualmente, o quadro é no mínimo contraditório e está centrado em uma pergunta: como conscientizar os trabalhadores e lutar por melhores condições de vida, trabalho e salário diante de um cenário ainda marcado por uma série de problemas oriundos das medidas neoliberais implementadas durante a década de 90?”, questiona-se o presidente do Sinpro Minas.

Já o livro do economista Márcio Pochmann aborda as características socioeconômicas do país e, como o próprio autor diz, pretende “contribuir para o melhor entendimento das perspectivas econômicas e sociais atuais do Brasil, bem como considerar as bases de um novo desenvolvimento”.

“Somente agora, sem tantos entraves provenientes da dívida externa, o Brasil se encontra sustentado por uma nova base para a expansão vigorosa de sua economia e reposicionamento na ordem global. Os resultados já são percebidos pro todos, e vêm acompanhados de melhoras sociais que vão desde o decréscimo absoluto e relativo da pobreza à redução da desigualdade no interior da renda dos trabalhadores. A continuação dessa perspectiva pode abrir uma importante fase para o desempenho econômico, não mais desgarrado do fortalecimento do desenvolvimento nacional”, avalia o economista.

Após o lançamento, Márcio Pochmann e o jornalista Altamiro Borges participarão de um debate sobre o tema “Desenvolvimento e Trabalho”.

Convite:

Lançamento dos livros:

Sindicalismo: cenários de um novo tempoOrganizador: Gilson Reis

Qual desenvolvimento? Oportunidades e dificuldades no Brasil contemporâneoAutor: Márcio Pochmann

Dia 19 de junho – 19 horas – 6ª feiraLocal: Auditório da Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais (Rua Sergipe, 893 – 2º andar – Funcionários)