Marista Dom SilvérioAudiência no MPT será em 21/6

2 de junho de 2011

A audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT) para discutir a demissão de duas professoras no Marista Dom Silvério foi agendada para 21 de junho (terça-feira), às 10 horas.  O órgão intimou a instituição de ensino para prestar esclarecimentos sobre a demissão, ocorrida em 30 de março, um dia após o encerramento da greve dos professores da rede privada.

“É importante que o Ministério Público do Trabalho se manifeste. Acredito que o veredicto será favorável e a manifestação irá reforçar a luta contra demissões por causa de greve. Para o movimento sindical, é crucial que o fato seja esclarecido e que impere a verdade. Temos clareza de que foi uma demissão em função da greve. Tanto é que, dois dias antes, dissemos à Celina [diretora do Sinpro Minas] que a decisão já tinha sido tomada pela instituição de ensino”, afirmou Jacqueline Cavaca Soares, uma das demitidas.

Para Márcia Cristina Braga, também demitida, a audiência é importante para não deixar o assunto “cair no esquecimento”. “Vou continuar lutando para que o problema seja resolvido e a justiça prevaleça”, disse.

Afronta ao direito de greveNa época, centenas de estudantes fizeram manifestações na porta da escola. Eles declararam apoio às professoras e exigiram a reintegração delas. Criticaram, ainda, a posição da escola. Mesmo assim, a direção do Marista manteve a postura arbitrária e disse, em reunião no sindicato patronal, que a decisão era irrevogável, reforçando o clima de tensão no ambiente escolar.

Em nota, o Sinpro Minas repudiou as demissões, ocorridas em decorrência da adesão ao movimento grevista. O sindicato ressaltou que a decisão afronta de forma inequívoca o direito constitucional de organização e greve dos trabalhadores e corrobora a prática de repressão e assédio moral (clique aqui para lê-la).

A audiência foi solicitada pelo Sinpro Minas e será na sede do MPT (Rua Bernardo Guimarães, 1615, Funcionários – BH), às 10 horas.

A equipe da TV Sinpro acompanhou os protestos dos estudantes. Confira abaixo.

• Clique aqui e saiba mais sobre as manifestações dos alunos.