Notícias

Minas Gerais amplia vacinação contra meningite para jovens e adultos

27 de outubro de 2022

A partir de 3/11, poderão ser imunizados jovens de 16 a 30 anos, estudantes universitários e técnicos e profissionais de saúde e da educação

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou, nesta quarta-feira (26/10), a ampliação do público-alvo para imunização com a vacina Meningocócica C. A partir do dia 3/11, poderão ser vacinados contra a meningite jovens de 16 a 30 anos, estudantes e, sem limite de idade, professores e trabalhadores da educação superior e profissionais de saúde.

“A meningite C é uma doença que podemos prevenir por meio da vacinação. Portanto, não podemos abrir mão de vacinar. Seguimos agora com duas metas: alcançar 95% de imunização entre as crianças de 1 ano de idade e imunizar este novo público”, disse o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.

A ampliação temporária da vacina tem como objetivo aumentar a proteção contra a doença, que, desde 2017, não atinge a meta de cobertura. Atualmente, apenas 75% das crianças mineiras foram imunizados contra a doença. A vacina foi introduzida na campanha de vacinação do estado em 2009.

“Se a gente incluiu essa vacina no calendário há 12 anos atrás, esse grupo é o que não foi vacinado na infância. Nós vamos aumentar a cobertura vacinal protegendo ainda mais a população. Com isso, a bactéria corre risco menor de transmissão e mortes”, afirma Baccheretti. A meningite C é um dos tipos mais agressivos da doença, que pode levar rapidamente à morte ou deixar graves sequelas.

O imunizante estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do estado, para a faixa etária ampliada, até fevereiro de 2023.

A vacina meningocócica C (Conjugada) está contemplada no Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada aos 3 e 5 meses de vida e um reforço com 1 ano de idade. Além disso, atualmente, também está disponível para adolescentes de 11 e 14 anos.

Clique aqui e veja a previsão do quantitativo de doses que serão disponibilizadas às Unidades Regionais de Saúde. 

A doença

A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença. As vacinas são seguras e eficazes, protegendo as pessoas contra a doença.

O sorogrupo de meningococo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da criança pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Desde então, o número de casos de todos os tipos de meningite caiu quase três vezes no país, e o de casos do tipo C caiu quase quatro vezes.

Quem vacina hoje?

A vacina é administrada em esquema de duas doses, aos três e cinco meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade.

Normalmente, para as crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, recomenda-se a administração de uma dose até os quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade.

“Nós vamos continuar trabalhando esse grupo já conhecido de crianças. Mas, agora nós temos um grupo novo para correr atrás para que a gente consiga evitar essa doença”, disse o secretário da Saúde de Minas Gerais.

Para Baccheretti, apesar da baixa cobertura vacinal, o isolamento devido à COVID-19 conseguiu frear o avanço da doença.

“A meningite é uma doença infecciosa e o fator mais importante é o convívio. Em 2020, o isolamento evitou gripe, meningite. Quando comparamos os dados com 2019 vemos que dentro do convívio social normal nós estamos igual”, avalia.

 

Com informações da Agência Minas e Jornal Estado de Minas

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha