Notícias

Minas tem a primeira escola ocupada contra o desmonte da educação

6 de outubro de 2016

Alunos de Belo Horizonte, ocuparam na manhã desta quinta-feira (6) o Colégio Estadual Central contra a reforma no ensino médio promovida pelo governo de Michel Temer através da Medida Provisória 746. Os estudantes também protestam contra a PEC 241 que limita por 20 anos os gastos do Executivo com a saúde e a educação

Segundo presidenta do Grêmio Estudantil Abre Alas, Daniela Moura, os estudantes realizaram uma assembleia no intervalo das aulas e votaram pela ocupação. “Em todo o país já são mais de 30 escolas ocupadas contra o desmonte da educação. Nosso objetivo é resistir até que o governo retroceda na reforma”, explica a dirigente estudantil.

Através das redes sociais os estudantes da capital mineira estão pedindo o apoio de outros estudantes, educadores e pais de alunos. Segundo eles já existe uma forte pressão da direção da escola contra a ocupação.

Movimentos estudantis de todo o país criticam a unilateralidade da medida provisória que não ouviu especialistas, professores e alunos. A falta de diálogo é apontada como a marca do início governo ilegítimo de Michel Temer pelos movimentos sociais.

A medida provisória reduz que o conteúdo obrigatório para privilegiar cinco áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia não serão mais obrigatórios.

A MP também prevê o aumento da carga horária, ampliada progressivamente até atingir 1,4 mil horas anuais. Atualmente, o total é de 800 horas.

Por Mariana Viel, da redação do Portal Vermelho-Minas

ocupacao_estadual_central101681

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha