Notícias

Ministério Público do Trabalho investiga demissões de professoras no Marista

21 de junho de 2011

A demissão de duas professoras no Colégio Marista Dom Silvério foi tema de uma audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT), na última terça-feira (21/6). O órgão intimou a instituição de ensino para prestar esclarecimentos sobre as dispensas, ocorridas em 30 de março, um dia após o encerramento da greve dos professores da rede privada.

 

O Sinpro Minas acredita que a ação arbitrária da instituição de ensino foi uma retaliação pela participação das docentes nas atividades da campanha reivindicatória 2011. Por isto, o sindicato encaminhou a denúncia ao MPT.

 

De acordo com o procurador do trabalho, Aloísio Alves, a escola não pode dificultar o trabalho do sindicato e deve, ainda, facilitar a participação dos professores nas atividades da categoria. A Procuradoria do Trabalho vai continuar investigando o caso e se a denúncia de demissão ilegal for comprovada, pode determinar a reintegração das trabalhadoras.

 

O procurador solicitou que a escola apresente o registro de todos os professores contratados durante a greve para substituir os docentes que participaram do movimento. Também foi solicitada a apresentação do registro dos professores contratados para ocupar o lugar das demitidas. Ao Sinpro Minas foi pedida a apresentação de cópias das duas últimas Convenções Coletivas de Trabalho dos professores da rede privada. O sindicato continuará acompanhando a situação até que uma solução seja determinada pelo MPT.  

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha