Um acordo entre ministros de Economia e Finanças de sete países da América do sul – Brasil, Venezuela, Bolívia, Equador, Paraguai, Argentina e Uruguai – definiu a data para assinatura da ata da fundação do Banco do Sul. A documento será assinado no dia 3 de novembro, em Caracas, capital da Venezuela, mas o estatuto deve demorar cerca de 60 dias para ficar pronto.
O banco poderá financiar governos e empresas e terá como prioridade a integração da América do Sul. A princípio, os empréstimos serão aprovados apenas para os países filiados. De acordo com o ministro da Fazenda brasileiro, Guido Mantega, é possível que o banco inicie suas atividades já em 2008. Ainda não estão definidos o capital nem as cotas de participação de cada país, e, segundo Mantega, os projetos de infra-estrutura regional serão a prioridade do novo banco.
Na última reunião, que aconteceu no Palácio do Itamaraty, em 8 de outubro, o ministro de Finanças da Venezuela, Rodrigo Cabeza, afirmou que um dos primeiros projetos a ser analisado pela nova instituição será o da construção do Gasoduto do Sul, que liga a Venezuela à Argentina, passando pelo Brasil. A reunião contou com a participação dos ministros Guido Mantega, do Brasil; Miguel Gustavo Peirano, da Argentina; Luis Alberto Catacora, da Bolívia; Fausto de La Cadena, do Equador; Manuel Alarcón Säfstrand, do Paraguai; Mario Bergara, do Uruguai, e Rodrigo Cabeza, da Venezuela.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.