Notícias

Moção de apoio aos professores das escolas privadas é aprovada por vereadores de Poços de Caldas

5 de junho de 2025

Em sessão realizada nesta terça-feira (3), a Câmara Municipal de Poços de Caldas aprovou por unanimidade uma moção de apoio aos professores das escolas privadas, que estão em estado de greve após recusa do sindicato patronal em discutir melhores condições salariais e de trabalho. A iniciativa é de autoria do vereador Tiago Braz (Rede).

“A Câmara Municipal de Poços de Caldas apoia a luta dos professores das escolas particulares e defende que eles sejam valorizados. Coloco nosso trabalho à disposição dos professores para fortalecer esse enfrentamento e conseguir a valorização tão necessária para quem, todo dia, passa grande parte – às vezes até mais tempo que os próprios pais – do tempo com nossas crianças e adolescentes e que constrói o nosso país”, afirmou o vereador durante a apresentação da moção.

Confira na íntegra:

MOÇÃO DE APOIO

As professoras e os professores das escolas particulares de Poços de Caldas, diante da ausência de respostas às suas justas reivindicações, foram levados à necessidade de declarar estado de greve em defesa de direitos básicos e por condições dignas de trabalho. É inaceitável que profissionais responsáveis pela formação das crianças e dos jovens da cidade estejam submetidos a jornadas exaustivas, salários defasados e ambientes de trabalho marcados por denúncias de assédio moral e crescente adoecimento mental.

Segundo dados da categoria, os salários docentes acumulam uma defasagem de cerca de 15%, com reajustes abaixo da inflação desde o ano de 2020. Essa realidade compromete não apenas o bem-estar dos profissionais, mas também a qualidade do ensino oferecido. Diante desse cenário, é fundamental que as instituições de ensino privado de Poços de Caldas retomem com urgência as negociações, demonstrando sensibilidade e compromisso com a valorização dos educadores.

É dever das escolas assegurar remuneração justa, condições adequadas de trabalho e respeito à dignidade de quem se dedica à nobre missão de educar. A educação da cidade não pode se sustentar apenas em discursos de valorização: exige ações concretas.

Valorização docente significa melhoria na qualidade do ensino, fortalecimento da aprendizagem e investimento direto no futuro de Poços de Caldas. Por isso, esta Câmara Municipal manifesta seu irrestrito apoio às professoras e aos professores das escolas particulares e conclama toda a sociedade a se somar a essa luta legítima e necessária.

Apoiar os educadores é defender a educação e a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e preparada para os desafios do amanhã.

Plenário Ver. José Castro de Araújo, 2 de junho de 2025

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha