Notícias

Montes ClarosCategoria e Sinpro Minas conquistam mais uma vitória

23 de agosto de 2012

O Sinpro Minas e os professores de Montes Claros e região conquistaram mais uma vitória na Justiça. Em sessão na semana passada (quinta-feira, 16/8), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) julgou procedente o dissídio coletivo de 2012 ajuizado pelo sindicato e assegurou as cláusulas sociais da categoria previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do ano passado. 

Pela decisão, as escolas da região deverão reajustar os pisos em 6% (valor acima do INPC), retroativamente a fevereiro deste ano. As instituições de ensino que pagam acima do piso também deverão aplicar o reajuste. Ainda de acordo com a decisão, as cláusulas sociais terão vigência até 2015.

Com o julgamento, os professores da região tiveram mais uma vez assegurados numa CCT os direitos da categoria, como bolsas de estudos, adicional extraclasse, resilição, entre outros. Em maio passado, o Tribunal também julgou procedente o dissídio coletivo de 2011 ajuizado pelo Sinpro Minas (clique aqui e saiba mais).

“Mais uma vez, o Tribunal superou o item da emenda 45 que exige o comum acordo entre as partes para ajuizar o dissídio, por entender que o sindicato tentou, de todas as formas, negociar com o patronal os direitos da categoria, mas os donos de escolas da região mantiveram a postura de protelar as negociações e tentar retirar conquistas históricas dos professores”, afirmou o diretor do Sinpro Minas Newton de Souza.

Segundo ele, a decisão representa mais uma histórica vitória da luta da categoria por melhores salários e condições de trabalho. “O mais importante foi que o Tribunal reafirmou as conquistas dos professores da região e reconheceu que os docentes têm o direito de recorrer à Justiça quando os donos de escolas se recusam a negociar e insistem em precarizar os direitos trabalhistas. A decisão, na verdade, representa uma importante vitória para a sociedade, para a qualidade da educação”, completou o diretor. 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha