Notícias

Mostra Mundial de Animação nos cineclubes do Sinpro Minas

2 de setembro de 2010

Em setembro, os cineclubes Joaquim Pedro de Andrade e Cine Mais Cultura – Uma tela no meu bairro, projetos cineclubistas do Sinpro Minas, vão exibir o que há de mais novo em animação feito no mundo.

Neste ano, a 8ª Edição da Mostra Mumia Udigrudi Mundial de Animação, produzida pela Leite Filmes, está sendo realizada em parceria com o Sinpro Minas. Crianças, jovens e adultos poderão assistir a atrações reconhecidas mundialmente, em salas de cinema de Belo Horizonte e Betim, entre os dias 8 e 30 de setembro. Serão exibidos filmes de 22 países, de diversas vertentes da arte da animação. A entrada para todas as sessões é gratuita.

Segundo a diretora de Cultura do Sinpro Minas, Terezinha Avelar, a parceria com a Leite Filmes é importante para divulgar o cinema de animação no espaço escolar. “Os filmes exibidos são para todas as idades e exploram várias temáticas, inclusive a social, como a violência, o trânsito e a convivência. Além disso, a animação é uma linguagem que estimula a imaginação e a criatividade e, por isso, é também um recurso muito fácil de ser trabalhado em sala de aula”, ressalta.

Para o cineasta Sávio Leite, produtor da Mostra, a parceria com o Sinpro Minas vai ao encontro da proposta de formação de público e de preocupação com a educação. “Neste ano vamos atingir um número maior de pessoas, levando a arte da animação a lugares com pouco ou nenhum acesso a esse tipo de produção. Também vamos realizar duas oficinas de animação para crianças do Projeto Escola da Gente, em Betim. Além disso, pela primeira vez teremos júris diferenciados para a mostra nacional e internacional e convidados brasileiros com filmes premiados na mostra”, explica o cineasta. Segundo Sávio Leite, a intenção é proporcionar ao público mineiro acesso a uma parcela significativa da produção videográfica nacional e internacional que, por não pertencer a grandes produtoras, ficam à margem do circuito comercial. “São produções que dificilmente os mineiros teriam acesso de outra maneira. Teremos uma programação coerente com a proposta de transformar Minas Gerais na rota do que de melhor se produz em animação no mundo”, completa.

Novidades e destaquesA exibição dos Machiminas, curtas produzidos com a apropriação de ferramentas e gráficos de videogames, e de animações feitas em Minas Gerais estão entre as novidades desta 8ª edição. Outro projeto mineiro é o Universidade das Crianças, produzido por alunos da Escola de Belas Artes da UFMG, que traz curtas feitos para sanar, de forma lúdica, dúvidas recorrentes das crianças. 

Entre os filmes brasileiros em destaque estão o premiado “O Divino, De Repente”, de Fábio Yamagi, um documentário animado com ficção experimental, feito com várias técnicas artesanais, e “Eu Queria Ser um Monstro”, de Marão, animação em stop motion, vencedora do último Anima Mundi. Os dois realizadores estarão presentes para debater com o público. Já a mostra internacional traz mais de 40 filmes. Entre os destaques estão a animação espanhola “Atenção ao Cliente”, de Marcus Valin e David Afonso, “Rojak”, dos irmãos Sileimann, e o filme inglês “Achados e Perdidos”, de Philip Hunt, ganhador de mais de 40 prêmios internacionais. Inclusão socialEm Betim, a abertura da programação será com dois curtas realizados por estudantes do Projeto Escola da Gente. As oficinas foram ministradas por Daniel Herthel e Mariana Blanco, que durante uma semana ensinaram os princípios da animação para as crianças. MumiaRealizada desde 2003, em Belo Horizonte, a Mostra Mumia Udigrudi Mundial de Animação tem como sede o Centro de Referência Audiovisual (CRAV). É reconhecida como um evento consolidado entre os festivais de cinema e vídeo no Brasil e integra o calendário turístico da cidade. Por meio da Mumia, a animação brasileira já foi exibida na Finlândia, Chile, Colômbia e Holanda e, ainda este ano, estará presente em mais dois países: Eslovênia, em outubro, e Equador, em novembro. 

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha