Movimentos sociais convocam vigília democrática contra o golpe

4 de março de 2016

Movimentos sociais, sindicatos, partidos de esquerda, centrais sindicais, entre elas a Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB), e a Frente Brasil Popular Minas se reuniram nesta sexta, 4/3, para denunciar e repudiar o golpe da direita em curso no país, com as mais recentes ações da Operação Lava-Jato.

O primeiro ato da vigília democrática contra o golpe será nesta sexta (04/03), às 15h, no Hall das Bandeiras da Assembleia Legislativa e em várias cidades mineiras.

Em nota, as entidades convocam “os cidadãos e cidadãs a resistir ao golpe e defender a democracia nas praças, câmaras municipais, locais públicos, nas redes sociais e meios de comunicação”.

#LULAestamosCOMvoce
#Não vai ter golpe!
#EmDefesadaDemocracia!
____________

“Há um golpe de estado em curso”

Na manhã desta sexta (04/03), o ex-presidente Lula foi alvo de um mandado de condução coercitiva, quando o investigado é obrigado a depor, e foi ouvido pela PF no aeroporto de Congonhas.

Em entrevista a CartaCapital, o ex-presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous considera ilegal a 24ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta manhã. Para ele, não há justificativa jurídica para a condução coercitiva de Lula, porque o ex-presidente jamais se recusou a comparecer em juízo. “Lula foi sequestrado pela PF, a mando da República do Paraná”. Damous também questiona a competência da jurisdição de Curitiba para investigar Lula, além de apontar uma “ação orquestrada” para derrubar o governo, inviabilizar a candidatura do ex-presidente em 2018 e cassar o registro do PT. “É um golpe”.