Dia Nacional de Lutas contra a reforma da Previdência

14 de fevereiro de 2017

Em reunião realizada nesta segunda-feira (13), em São Paulo, as principais centrais sindicais convocaram para 15 de março o Dia Nacional de Lutas com Greves e Paralisações contra a Reforma da Previdência.

Lideranças da CTB, CUT, Força Sindical, UGT, Nova Central Sindical e CSB também chegaram a um acordo sobre o mote que unifica todas as entidades, que será: Nenhum Direito a Menos. Pela CTB, estiveram na reunião o presidente da central, Adilson Araújo, o secretário-geral, Wagner Gomes, e o diretor executivo Eduardo Navarro.

O objetivo do encontro é organizar um movimento de pressão sobre o Congresso para que ele não aprove a PEC 287, proposta de emenda à Constituição que reforma a Previdência Social e revoga direitos históricos da classe trabalhadora, com forte impacto sobre a população jovem (que deverá trabalhar 49 anos para conseguir se aposentar com benefício integral), os idosos, os trabalhadores e trabalhadoras rurais e as mulheres.

A CTB está fortemente engajada na luta contra esta reforma pretendida pelo governo federal e convoca as suas entidades estaduais e a militância a pressionarem os parlamantares para que o país não tenha de encarar este enorme retrocesso.

“Além de reduzir direitos e benefícios, sempre em detrimento dos mais pobres, a reforma ameaça a economia de milhares de pequenos municípios brasileiros, que dependem das aposentadorias e pensões, e abre caminho à privatização do sistema, cobiçado pelo sistema financeiro”, diz Araújo.

A reunião também definiu uma agenda com diversas ações que serão realizadas para pressionar os parlamentares.

Na semana que antecede o Carnaval, as centrais mobilizarão sua militância em manifestações nos aeroportos, nas bases eleitorais dos deputados e em Brasília. Confira a agenda:

*14/2 – 14h – reunião das comissões no Congresso, em Brasília

*20/2 – Manifestação e pressão nos aeroportos junto aos parlamentares

*21/2 – Mobilização e visitas às presidências da Câmara e do Senado

*15/3 – Dia Nacional de Lutas com Greves e Paralisações contra a Reforma da Previdência.

Fonte: Portal CTB