No dia 26 de março de 2013, ocorreu a quarta rodada de negociações entre o Sinpro Minas e o Sinepe Sudeste. Diante do Despacho do Ministro da Educação do dia 15/03/2012, que homologou o Parecer 021/2012 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, garantindo que a Lei da Copa não revoga a LDB, portanto que cabe aos sistemas de ensino estabelecer seus calendários escolares nos termos do que se encontra disposto no § 2º do art. 23 da Lei nº 9.394/1996, recomendando eventuais ajustes nos calendários escolares em locais que sediarem jogos da Copa do Mundo de Futebol, fica praticamente superado o debate sobre o calendário escolar para 2014.
O Sinpro Minas, através de sua comissão de negociação deixou claro que a categoria não autoriza qualquer discussão em torno de suas férias coletivas no mês de janeiro e que está disposto a negociar possíveis ajustes em relação aos dias de jogos do Brasil apenas.
Quanto ao reajuste salarial, a proposta patronal ainda não atende as reivindicações dos Professores (INPC+ganho real+PIB de 2011). O patronal propõe um reajuste maior para os pisos salariais e um índice menor de forma linear para todos os salários que estejam acima dos pisos hoje convencionados. Para o Sinpro Minas é necessário e urgente reajustar os pisos da educação infantil com índices bem acima da inflação de modo a valorizar efetivamente este segmento da educação, além de não aceitarmos negociar nenhum índice abaixo da inflação do período.
Nova reunião ficou agendada para o próximo dia 09 de abril na sede regional do Sinpro Minas em Barbacena.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.