Em assembleia realizada nesse sábado (20/08) no Sinpro Minas, os professores da rede privada decidiram aprovar a proposta de acordo com o Sinep/MG para o encerramento da campanha reivindicatória 2011. Com o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho, a categoria conquistou uma reivindicação histórica: a mudança da data-base, que passa de 1º de fevereiro para 1º de abril, o que vai permitir maior organização e mobilização da categoria nas próximas campanhas. Estão garantidas também as cláusulas sociais da atual CCT, com vigência até abril de 2013 e garantia de salário de 90 dias.
Além da mudança da data-base e da ampliação da vigência da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), também estavam em discussão outros três pontos: equiparação dos pisos da educação infantil, regulamentação da educação a distância e seguro de vida. Essas reivindicações poderão ser discutidas até abril de 2012, quando serão negociadas as cláusulas econômicas.
“Essa vitória é fruto do nosso nível de organização e da mobilização da categoria nos últimos dois anos, que paralisou as escolas e foi para as ruas lutar contra a retirada de direitos e por avanços nas conquistas”, disse Gilson Reis, presidente do Sinpro Minas.
Celina Arêas, diretora do Sinpro Minas, parabenizou a coragem da categoria e disse que essa não é uma vitória tímida. “Há grandes motivos para comemorar”. Ela ressaltou que se houver dificuldades em função da crise mundial, os professores vão estar mais seguros com a manutenção das conquistas até 2013.
“Essa foi uma grande vitória da nossa luta de 31 anos”, lembrou o diretor Newton de Souza, ao recordar que em 1980 a primeira edição do Jornal Extra-Classe trazia na capa a reivindicação da mudança da data-base.
Na campanha reivindicatória deste ano, os professores fizeram uma paralisação de nove dias em março que foi fundamental para reverter a lógica patronal de retirada de direitos. Com o slogan “Agora é hora de avançar”, os professores conseguiram dar mais um passo nessa direção, numa luta que se renova a cada ano por melhores condições de trabalho, salário e por uma educação de qualidade. Assembleia em 22 de março, na Associação Médica de Minas Gerais
Aula pública em frente ao Sinep/MG (28/03/11)
Para o diretor do Sinpro Minas, Aerton Silva, além de garantir as conquistas na CCT, o processo de mobilização durante a greve influenciou muitas escolas a melhorarem as relações de trabalho com os professores, abrindo caminhos para mais avanços.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.