Notícias

Negociações com o Sinep/Sudeste

10 de fevereiro de 2015

Na última sexta-feira (06/02/2015) foi realizada a primeira reunião de negociações coletivas entre o Sinpro Minas e o Sinepe-Sudeste em Juiz de Fora. Como já havia informado anteriormente apresentamos nossas reivindicações de cunho econômico e também de cunho trabalhista-social.

Quanto às nossas reivindicações de caráter trabalhista e social a proposta patronal é de que seja definido um calendário diferenciado de negociações em torno destas reivindicações, assim como das outras cláusulas constantes na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) durante o ano de 2015 visando a construção da CCT para o biênio 2016-17.

Imagem-Campanha-440x280

Já quanto ao reajuste Salarial para este ano de 2015, já começamos com dificuldades nas negociações, pois os representantes patronais alegam que o fato de que o INPC fechou em 7,13% prejudica a discussão, assim como as incertezas macro-econômicas neste ano de 2015.

O entendimento do Sinpro Minas é de que não há incertezas que possam impedir o reajuste dos salários dos professores(as) em tempo minimamente aceitável e também a garantia de ganho real, afinal se há um setor que vem crescendo e se expandindo há muito tempo é o da educação privada que conta com uma ausência quase absoluta de regulamentação. A expansão do ensino privado permitiu, nos últimos anos, a formação enormes grupos econômicos com capital aberto negociado em bolsa de valores. Aqui na região das Vertentes e Zona da Mata, instituições de ensino de qualidade duvidosa vêm realizando vultuosos investimentos em expansão de suas estruturas físicas, mas às custas do total desrespeito aos direitos trabalhistas e à dignidade dos seus Educadores. Salários atrasados, insistência no não pagamento dos reajustes salariais e de seus retroativos, assim como do décimo terceiro salário e do abono de férias, apropriação indébita e criminosa do FGTS e dos descontos previdenciários, assédio moral, sobretrabalho, sonegação fiscal e tantos outros absurdos que o Sinpro Minas, através de suas Sedes Regionais vêm tentando combater incessantemente.

Por decisão da Diretoria do Sinpro, nas próximas semanas vamos desencadear uma grande operação de fiscalizações e denúncias ao Ministério do Trabalho e Emprego, ao Ministério Público do Trabalho, ao MEC e, em alguns casos mais graves, vamos ingressar com ações de cumprimento na Justiça do Trabalho exigindo o rigoroso cumprimento das leis e normas trabalhistas.

É neste ambiente hostil que estamos negociando e precisamos da mobilização da Categoria exigindo respeito para com seu papel central no processo educacional. A data-base foi garantida até o dia 31 de março de 2015. O que já sinaliza para uma tentativa patronal de esticar ao máximo o processo negocial, não fechando nada até que as negociações entre o Sinpro Minas e o Sinepe Minas se encerrem em Belo Horizonte.

Uma assembleia patronal será realizada no próximo dia 26 de fevereiro de 2015, quando o Sinepe-Sudeste apresentará aos donos de escolas nossas reivindicações.Fiquem atentos, pois o Sinpro Minas, através de suas Sedes Regionais, deverá convocar Assembleia Extraordinária para discutir nossas estratégias de luta e de resistência durante as negociações.
As próximas reuniões de negociação foram marcadas para os dias 06 de março às 14 horas, em Barbacena, na sede do Sinpro Minas e 17 de março, às 14h em Juiz de Fora na sede do Sinepe Sudeste.

VAMOS À LUTA E NOS MOBILIZEMOS PARA GARANTIRMOS NOSSA VITÓRIA

Dimas Soares – Diretor do Sinpro Minas

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha