Nenhum direito a menos: Professores paralisam escolas particulares de São Paulo

23 de maio de 2018

Professores da rede particular de ensino de São Paulo paralisaram suas atividades nesta esta quarta-feira 23. Pelo menos 32 escolas da capital e do interior do estado aderiram à manifestação. Ao invés de reajuste salarial, os professores optaram por reivindicar a manutenção dos direitos já previstos na atual convenção coletiva.

O Sinpro-SP deve definir em assembleia ainda hoje se transformará a paralisação em greve por tempo indeterminado a partir da segunda-feira 28. Após a assembleia, às 16h, os professores fazem um ato no vão livre do Masp.

A categoria, organizada pelo Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP), não faz greve há 15 anos e está há dois meses em impasse com o sindicato patronal, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp), pela aprovação da convenção coletiva.

Inicialmente, a proposta do Sieesp era pela alteração de pelo menos 40% das 64 cláusulas da convenção, entre elas a diminuição do tempo de recesso remunerado dos professores no fim do ano, a fragmentação das férias ao longo do ano – ao invés de férias coletivas em junho e julho – redução das bolsas de estudo para filhos de professores e fim da garantia semestral de trabalho para docentes há mais de 22 meses na escola. Atualmente, caso o professor seja demitido em abril, por exemplo, ele recebe até junho.