Notícias

Nota de apoio aos/às professores/as da FEMM

23 de junho de 2022

O Sinpro Minas manifesta publicamente seu apoio e solidariedade aos/às professores/as demitidos recentemente da Fundação Educacional Monsenhor Messias (FEMM), mantenedora do Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM).

Nossa solidariedade se deve à difícil situação que esses/as trabalhadores/as estão enfrentando, já que precisaram recorrer à Justiça na tentativa de receber todos os direitos garantidos por lei, com relação às verbas rescisórias. Alguns dos/as professores/as foram dispensados ainda no ano de 2019 e até hoje aguardam a decisão judicial.

A realidade dos últimos anos já deixa consequências difíceis trazidas pela pandemia. No âmbito psicológico, social, econômico e político, sabemos o desafio que é para esses/as trabalhadores/as lutar por aquilo que eles/as já deveriam acessar naturalmente, fruto de uma luta histórica pela garantia dos direitos trabalhistas.

Ressaltamos que para além do nosso apoio e solidariedade, o Sinpro Minas tem acompanhado as irregularidades da Fundação com uma atuação também jurídica com a proposta de coibir tais condutas por parte da instituição de ensino.

Entenda a situação:

A Fundação, nos últimos anos, já manifestava atitudes contrárias aos direitos da categoria docente. Lembramos que no final de 2019, o Sinpro Minas ajuizou ação trabalhista contra a FEMM, frente à tentativa da instituição de cancelar os planos de saúde da categoria docente. Embora tenha sido concedida liminar e sentença favorável, o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região reviu tal decisão, através de sua Terceira Turma. Interpretaram que seria possível a retirada deste direito, muito embora o sindicato e o juiz de primeira instância, e um dos desembargadores que divergiu da reforma da sentença, tenham o entendimento de que se trataria de direito incorporado aos contratos de trabalho dos professores e professoras. Sendo assim, o cancelamento, em um contexto de pandemia, impactou de forma ainda mais grave esses/as trabalhadores/as e seus/suas dependentes. Dessa decisão foi apresentado recurso, que será julgado pelo Tribunal Superior do Trabalho em Brasília.

Ainda em nível coletivo foi movida ação pelo sindicato, a qual já transitou em julgado, (ou seja, não cabe mais recurso), em que a FEMM foi condenada a pagar aos professores e professoras, as férias acrescidas de 1/3, em dobro, do período aquisitivo 2019/2020, o décimo terceiro salário dos anos de 2019 e 2020, além dos depósitos do FGTS a partir de setembro de 2019, mais as multas previstas na convenção coletiva, em virtude do não cumprimento das obrigações trabalhistas.

Porém, mesmo nesse contexto, a Fundação entrou com pedido de recuperação judicial (procedimento que permite renegociação de dívidas e suspensão de prazos de pagamento). Esse trâmite tem tornado ainda mais moroso o processo para que os/as professores/as, por fim, recebam seus direitos. Embora o sindicato tivesse alcançado decisão favorável à suspensão da recuperação judicial, para que as execuções ocorressem de forma imediata, essa decisão foi suspensa através de julgamento do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, onde se determinou a retomada desta recuperação, prejudicando ainda mais os/as docentes.

Todas as medidas judiciais cabíveis tem sido buscadas e a luta da entidade sindical tem sido incessante. Neste contexto, o Sinpro Minas compreende que as crises ou/e dificuldades financeiras das instituições não devem recair sobre os/as trabalhadores/as. Por que as dívidas têm que ser pagas com o suor e a apropriação indevida dos salários, inclusive férias dos/as professores/as?

Já são quatro anos de espera, angústia e, claro, dificuldades financeiras, já que vivemos um difícil momento econômico em todo o país. O que se faz dessa forma, transferir o risco da atividade econômica aos trabalhadores, pesando sobre eles/as as consequências das decisões da instituição, deixando assim, de pagar pontualmente os salários, obrigação de natureza alimentar, prevista de forma específica na Constituição Federal, artigo 7º.

Reiteramos nosso apoio a esses/as trabalhadores/as e seguiremos utilizando de todos os recursos jurídicos para que esses/as professores/as acessem o que têm por direito.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha