Notícias

Sinpro manifesta indignação

6 de dezembro de 2017

O Sinpro Minas vem a público manifestar sua indignação e estranheza com relação à ação da Polícia Federal na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na manhã de hoje, 06/12, e que teve como foco o projeto do Memorial da Anistia – que vem sendo construído pela instituição de ensino.

Não há fatos que justifiquem a condução coercitiva e midiaticamente espetaculosa que se fez dos atuais gestores da Universidade, bem como dos seus antecessores. A Constituição da República de 1988 assegura a todos o devido processo legal e a presunção de inocência – preceitos que não foram respeitados. Também não existe, por parte dos citados, nenhuma obstrução às investigações ou escusa a depoimentos esclarecedores, não existindo nenhum motivo concreto à ação ostensiva e deletéria da Polícia Federal.

Ao que nos parece, há, sim, uma intenção de viés político e mercadológico que quer desconstruir e difamar a universidade pública brasileira pra justificar sua privatização e seu desmonte perante a sociedade. Assim sendo, salta aos olhos o caráter político dessa ação em nível nacional – que já foi observada de forma análoga na Universidade Federal de Santa Catarina e que levou à morte do reitor Prof. Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

O Sinpro Minas ratifica seu repúdio a ações abusivas como essa dentre outras conduzidas pela Polícia Federal e que ferem preceitos constitucionais. Reitera, também, seu compromisso com a defesa da educação pública gratuita e de qualidade social para todos/as, bem como com a defesa da restauração da democracia – em franco processo de desmonte ante à instalação de um Estado de Exceção que precisa e deve ser combatido pela sociedade brasileira.

Diretoria do Sinpro Minas

Belo Horizonte, 06 de dezembro de 2017.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha