Notícias

Nota de pesar pelo falecimento do professor Affonso Soares de Oliveira

2 de junho de 2025

A diretoria do Sinpro Minas manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do professor Affonso Soares de Oliveira, nesse domingo, 1º de junho.

Afonsão, como era carinhosamente conhecido, lecionou nas redes estadual, municipal e particular, sempre com muita dedicação e paixão pelo ensino e pelo conhecimento. Seu compromisso deixou uma marca profunda na vida de alunos e colegas que o conheceram.

Autor de livros de matemática, Afonsão foi também diretor do Colégio Marconi, em Belo Horizonte, e do Sinpro Minas, durante duas gestões. Quem teve o privilégio de dividir com ele o trabalho sindical jamais esquecerá da atuação lúcida, coerente e firme em defesa da valorização docente.

Em assembleias, greves e ações de mobilização, era sempre uma voz ativa e comprometida, em busca de melhores condições de vida e trabalho para os professores e professoras. Companheiro de inúmeras lutas, construiu uma trajetória que inspira, um exemplo de coragem e esperança.

Uma dessas lutas ficou marcada na história do movimento sindical docente em nosso estado. No Colégio Dom Silvério, onde lecionou por mais de 30 anos, Afonsão sofreu perseguição e chegou a ser demitido pelo fato de ter liderado uma greve em defesa das conquistas da categoria. Indignados com a atitude da direção da escola, pais e alunos fizeram uma manifestação em solidariedade ao professor – o que demonstra o carinho que despertava naqueles que o conheciam.

Que as lembranças do seu belo legado e de sua dedicação sirvam de conforto para todos nós. Neste momento de despedida, o Sinpro Minas se solidariza com a família e com as amigas e amigos, com a certeza de que a memória de Affonso Soares de Oliveira estará sempre presente entre nós!

COMENTÁRIO

Uma resposta

  1. Quem teve o privilégio de dividir com o professor Affonso campanhas salariais, assembleias, greves, repressões… jamais esquece! Dono de uma fala lúcida, coerente e, por isso mesmo, convincente apontou um caminho muito firme em busca da nossa dignidade profissional. Quando ele apresentava uma defesa de uma proposta ou uma questão de ordem, os aplausos eram garantidos. Não sinto propriamente tristeza pela sua partida desse plano; fez um excelente trabalho tanto dentro como fora da sala de aula. Sinto uma certa nostalgia, uma saudade de outros tempos na educação; mas, acima de tudo, sinto gratidão por tudo o que ele representou e vai representar para sempre. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha