A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) expressa seu repúdio pelas postagens do presidente da República, Jair Bolsonaro, em sua página no Twitter, corroborando a intenção do ministro da Educação, Abraham Weintraub, de descentralizar os investimentos para os cursos de Ciências Humanas, sobretudo filosofia e sociologia, no país.
A proposta do governo, além revelar sua profunda ignorância sobre a relevância dos estudos nas áreas, fundamentais para a consolidação da reflexão crítica, evidencia a perseguição ideológica praticada por essa gestão.
Além disso, ao contrapor os cursos de humanidades — que seriam, segundo eles, supostamente reservados a uma elite — a faculdades que “gerem retorno imediato ao contribuinte, como: veterinária, engenharia e medicina”, o presidente e o titular do MEC demonstram uma visão equivocada e tacanha dessas formações, como se alguma delas prescindisse de noções de ética e de pensamento reflexivo sobre a realidade na qual estão inseridas.
A Contee mantém sua defesa da importância do ensino de filosofia e sociologia desde a educação básica, bem como sua luta por uma educação crítica e cidadã.
Brasília, 26 de abril de 2019.
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.