O Sinpro Minas se solidariza com o vereador professor Idelmino Ronivon, também diretor da entidade, e repudia as tentativas de intimidação ao trabalho desenvolvido por ele na Câmara Municipal de Viçosa.
O vereador Idelmino (PCdoB) recebeu ameaças de morte e encontra-se numa situação de insegurança após denunciar irregularidades na gestão do prefeito de Viçosa, Celito Sari (PR).
O prefeito é acusado de nepotismo, superfaturamento, desvio de dinheiro público, improbidade administrativa por direcionamento de licitação e omissão na defesa dos bens públicos. Segundo o professor Idelmino, essas denúncias estão documentadas e foram entregues na Câmara Municipal de Viçosa, Procuradoria Estadual e Tribunal de Contas. Os documentos estão em análise pela Procuradoria Estadual e, no caso do direcionamento de licitação, foram encaminhados para o Tribunal de Justiça, solicitando abertura de processo contra o prefeito e mais nove pessoas, inclusive com o bloqueio de bens dos envolvidos.
O vereador Idelmino também encaminhou as denúncias contra o prefeito na CPI do terminal rodoviário, que teve seu relatório final encaminhado ao Tribunal de Contas e Procuradoria Estadual. Paralelamente, também denunciou o tráfico de influências na construção de moradias populares doPrograma Minha Casa Minha Vida, acompanhou a CPI dos medicamentos e, segundo ele, há mais 30 processos contra o prefeito no Ministério Público.
O prefeito recorre do processo de cassação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por uso da máquina pública nas eleições e ainda corre o risco de perder o seu mandato por meio de processo de legislativo na Câmara Municipal, que foi solicitado pela sociedade civil organizada.
O Sindicato dos Professores entende que o vereador professor Idelmino está cumprindo sua função como representante do povo no legislativo, fiscalizando a atuação do executivo e denunciando, juntamente com outros vereadores e sociedade, as irregularidades na gestão pública do município de Viçosa. E nenhuma ameaça poderá intimidá-lo no exercício de suas funções como vereador e cidadão.
Diretoria do Sinpro Minas
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.