Nota do Sinpro Minas sobre os casos de violência nas escolas

11 de abril de 2023

Diante dos recentes e tristes casos de violência dentro de escolas no Brasil – que têm preocupado professores/as e demais trabalhadores das escolas, pais e estudantes –, o Sinpro Minas vem a público se manifestar.

Qualquer ato de violência é inaceitável. A escola é lugar para se criar uma cultura de paz, e não de medo. De proteção, e não de terror. Também é lugar de socialização e, por não estar isolada, recebe os reflexos da sociedade na qual estamos inseridos.

Dessa forma, entendemos que não existe uma medida única que torne as escolas mais seguras, e sim um esforço contínuo e comprometimento de todas as partes envolvidas – governo, administração, comunidade escolar e famílias – na redução da violência.

A escola deve ser um ambiente de saúde e segurança não apenas física, mas também mental. É preciso que sejam promovidos relacionamentos de confiança entre adultos e estudantes para que estes se sintam seguros, além de dar resposta a todas as ameaças e sinais de possíveis violências, sejam eles quais forem.

Providências já estão sendo tomadas pelo governo federal e pelo Ministério da Justiça, no sentido de promover políticas de prevenção e enfrentamento à violência, com operações integradas em todos os estados. O governo federal também disponibilizou um canal para denúncias de possíveis ameaças e ataques: mj.gov.br/escolasegura. É importante a divulgação e utilização, quando necessário.

Neste momento, é importante estarmos atentos, mas lembrarmos que devemos cuidar uns dos outros. Por isso, podem contar com o Sinpro Minas na construção de um espaço de trabalho que seja agradável, tranquilo e seguro para todos e todas!

Uma resposta

1. Sou época em que o professor era respeitado em sala de aula. Entendo, que a educação começa dentro de casa. A escola é uma extensão da nossa casa com a possibilidade de pluralidade do conhecimento. Precisamos de uma educação mais inclusiva e uma legislação que garanta segurança dos cidadãos.