Notícias

Nota do Sinpro Minas sobre participação dos professores na greve geral

26 de abril de 2017

Adesão dos professores à greve geral está amparada na Constituição e nas diretrizes educacionais

A adesão dos professores do setor privado de ensino à greve geral contra as reformas trabalhista e da Previdência, nesta sexta-feira, 28 de abril, está forte. Cresce a cada momento o número de escolas na capital e em todo o estado que terão suas atividades paralisadas, por decisão da categoria.

Diante da pressão que muitos docentes têm sofrido nas instituições de ensino, o Sinpro Minas esclarece que o direito de greve está previsto na Constituição Federal. Trata-se, portanto, de um direito fundamental de qualquer trabalhador brasileiro.

De acordo com o parecer do consultor jurídico da Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) , José Geraldo de Santana, a Constituição Federal também preconiza que a educação fundamenta-se e se desenvolve com três objetivos: o pleno desenvolvimento da pessoa, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

Já o artigo 27 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) estabelece, como uma de suas diretrizes, “a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadão, de respeito ao bem comum e à ordem democrática”.

Como preparar as crianças e os jovens para o exercício da cidadania se a atividade escolar limitar-se ao estrito cumprimento do conteúdo programático de cada disciplina? Como bem observa o parecer jurídico, já não mais encontra eco, em pleno século 21, a ideia de que a prática pedagógica se restrinja à sala de aula.

Dessa forma, não restam dúvidas de que a participação dos professores na greve geral está devidamente amparada pela legislação brasileira e em plena consonância com as diretrizes educacionais em vigor no país.

A adesão dos docentes representa, também, o fortalecimento da crescente mobilização de milhões de trabalhadores de outras categorias que lutam por um país com igualdade, soberania, desenvolvimento e respeito aos direitos trabalhistas e previdenciários.

#cidadanianasruas!
Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais – Sinpro Minas

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha