Temos acompanhado a escalada de violência na Faixa de Gaza. O cenário é de horror. Desde 7 de Outubro, foram mortos pelo Estado de Israel 29 mil palestinos, sendo 12.400 crianças. Cerca de 8 mil estão desaparecidos e 1,5 milhão foram deslocados ou perderam suas casas.
Além da morte de civis, testemunhamos a destruição de hospitais, de abrigos e de cargas de alimentos e suprimentos. É preciso denunciar os crimes de guerra e o genocídio.
Neste dia 20 de fevereiro, Dia Mundial da Justiça Social, o Sinpro Minas defende – além do fim da guerra e do respeito ao direito ao Estado da Palestina (Resolução A/75/172 da Organização das Nações Unidas) – a promoção da paz.
Há em curso mais de 8 guerras ou conflitos no mundo, um aumento em relação às últimas décadas causado por desrespeito aos direitos humanos e crescentes tensões econômicas e sociais. Dados mostram que as mortes relacionadas com combates aumentou 97% em 2022, com uma alta de mais de 400% desde o início da década de 2000. Isso precisa ter fim.
A construção da paz não se traduz apenas em ausência de guerras, mas no fim das injustiças. Paz pressupõe a construção de políticas que proporcionem a todas as pessoas a garantia dos seus direitos, uma vida digna, a perspectiva de futuro e o fim das discriminações, e que respeitem a autodeterminação dos povos.
Pelo cessar-fogo imediato, pela paz e pela justiça!
Belo Horizonte, 20 de fevereiro de 2024.
A diretoria do Sinpro Minas
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.