Notícias

Nota sobre o assédio e discriminação contra os alunos bolsistas do curso de Medicina do Imepac

29 de outubro de 2026

O Sinpro Minas denuncia e repudia os ataques sofridos por alunos bolsistas do curso de Medicina do Imepac, em Araguari, após a vitória de Lula nas eleições. Estudantes de Medicina utilizaram o grupo de WhatsApp da instituição para gravar áudios e disseminar mensagens responsabilizando os bolsistas pelo resultado eleitoral, dirigindo humilhações a colegas beneficiários de políticas públicas de inclusão.

Divergências políticas não podem resultar em agressão e discriminação. Acusar bolsistas de “serem culpados” pela vitória de Lula por serem pobres, ridicularizar quem ingressou no ensino superior por meio de políticas públicas e desqualificar seu direito de votar não é troca de opiniões, é punição e humilhação dirigidas a um grupo específico por sua escolha eleitoral. Isso extrapola a liberdade de expressão e viola o direito fundamental ao voto e à participação política.

Reiteramos que a educação é um direito, não um privilégio. Os alunos bolsistas ingressaram no ensino superior por mérito e por políticas públicas de inclusão. Tratar o uso do Fies como insulto é negar o caráter público da educação e transformar a vaga na universidade em extensão de privilégio privado.

A universidade deve ser espaço de liberdade e de construção do pensamento crítico. A convicção política é direito fundamental de todo cidadão e deve ser respeitada. Atacar bolsistas por sua escolha eleitoral é tentar silenciar e punir a participação política de quem historicamente foi excluído dos espaços de poder.

Exigimos que a direção do Imepac apure o ocorrido e não se cale frente ao preconceito. A discriminação não deve ser tolerada.

Belo Horizonte, 28 de outubro de 2026.

Sinpro Minas

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Assembleia
Bolsas
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
História
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha