Notícias

Novembro Negro: Sinpro Minas indica filmes, livros e podcasts sobre cultura, luta e resistência 

13 de novembro de 2024

No Novembro Negro, relembramos a luta contra a escravidão, reforçamos a importância da luta antirracista e celebramos a resistência do povo negro. 

Comemorado no Brasil desde 1971, este é o primeiro ano que o 20 de novembro, Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra, é celebrado como feriado nacional. A data remete ao dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra no Brasil.

O Sinpro Minas reuniu algumas indicações de filmes, livros e podcasts sobre a cultura e a história afro-brasileiras, letramento racial e combate ao racismo. Confira:

Filmes:

Ganga Zumba (Carlos Diegues, 1963) – O filme, estrelado por Antônio Pitanga, Léa Garcia e Zózimo Bulbul, narra a jornada do líder Ganga Zumba e seu grupo, da fuga do cativeiro até o Quilombo dos Palmares. 

Quilombo (Carlos Diegues, 1984) – O filme é baseado nos livros Ganga Zumba, de João Felício dos Santos; e Palmares: a guerra dos escravos, do historiador Décio Freitas. Conta a história da formação do Quilombo de Palmares e da liderança de Zumbi dos Palmares na luta contra o exército colonial.

A Mulher Rei (Gina Prince-Bythewood, 2022) – Estrelado por Viola Davis, conta a história de Nanisca, uma comandante do exército do Reino de Daomé, um dos locais mais poderosos da África nos séculos XVII e XIX. Durante o período, as mulheres foram alistadas para combate. O grupo era conhecido como Agojie e combateu os colonizadores franceses, tribos rivais e todos aqueles que tentaram escravizar seu povo e destruir suas terras.

Doutor Gama (Jeferson De, 2021) – O filme recupera a história de Luiz Gama, patrono da abolição da escravidão no Brasil. Gama foi um homem negro, advogado autodidata, responsável por libertar, nos tribunais, mais de 500 pessoas escravizadas. Nascido livre, ele foi vendido pelo próprio pai, um fidalgo português, como pagamento de dívidas.

Livros:

Interseccionalidade – Coleção Feminismos Plurais, de Carla Akotirene (Editora: Jandaíra) – Carla Akotirene é mestra e doutoranda em “Estudos Interdisciplinares de Gênero, Mulheres e Feminismos” pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Neste livro, a autora discute o conceito de interseccionalidade como forma de abarcar as interseções a que está submetida uma pessoa, em especial a mulher negra. 

Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves (Editora: Record) – Ana Maria Gonçalves é escritora mineira, formada em Publicidade. O livro Defeito de Cor é consequência de sua pesquisa sobre a cultura da diáspora africana. A autora conta a saga de uma africana idosa, cega e à beira da morte, que vai ao Brasil em busca de seu filho perdido.

Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus (Editora Ática) – O livro é o diário de Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do país. Carolina morava na favela do Canindé e sobrevivia como catadora de papel, sustentando seus três filhos. O livro fala sobre uma vida em um ambiente de miséria, violência, fome e desigualdade de classe, gênero e raça. Foi escrito na década de 1950, mas é assustadoramente atual.

Mulher Preta na Política, de Olívia Santana (Editora Malé) – Olívia é deputada estadual (PCdoB-BA) e uma das mulheres negras pioneiras na ocupação de cargos públicos, com mais de 35 anos de trajetória nas lutas sociais. O livro é um relato pessoal, um documento histórico e um gesto de convocação para que mais mulheres negras adentrem o espaço da política. 

Adolescentes Negras: Relações Raciais, Discurso E Mídia Impressa Feminina na Contemporaneidade, de Carolina dos Santos de Oliveira (Editora Nandyala) – O livro é fruto da pesquisa de mestrado de Carolina, que investigou o discurso sobre a adolescente negra na revista feminina Atrevida. No geral, as adolescentes negras são apresentadas de forma pontual e deslocada do restante da publicação. A revista produz um discurso que carrega todas as ambiguidades do racismo brasileiro (afirmação por meio da própria negação) e do mito da democracia racial.

Podcasts:

História Preta – Podcast que traz a memória histórica da população negra no Brasil e no mundo. Roteirizado e apresentado por Thiago André, fala sobre a história de personalidades negras nem sempre lembradas como Carolina Maria de Jesus, Johnny Alf, Lima Barreto e Chico Rei. Ouça aqui.

Afrofuturo – Podcast semanal apresentado por Morena Mariah, aborda temas variados relacionados à cultura africana como afrofuturismo, cultura da diáspora africana e literatura preta. Ouça aqui.

Kilombas Podcast – Autodescrito como quilombo virtual, é um espaço criado por e para mulheres negras para falar de assuntos do cotidiano e também para debater sobre questões de raça e gênero. Foi inspirado no livro “Memórias da Plantação”, de Grada Kilomba. Ouça aqui.

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha