Vírus SARS-CoV-2 é resultado de evolução natural, de acordo com pesquisa feita por cientistas de três países
Por Rede Brasil Atual
O novo coronavírus o SARS-CoV-2 não é uma construção de laboratório ou um vírus propositadamente manipulado. A conclusão está em artigo publicado na Natural Medicine, que aponta o vírus como resultado de uma evolução natural.
A análise de dados públicos da sequência do genoma do vírus causador da Covid-19 comprovou que o organismo não foi produzido em laboratório. “Ao comparar os dados disponíveis da sequência do genoma para cepas conhecidas de outros coronavírus, pudemos determinar firmemente que o SARS-CoV-2 se originou a partir de processos naturais”, apontou Kristian Andersen, que compõe a equipe de cientistas responsáveis pelo estudo, ao lado de Andrew Rambaut, W. Ian Lipkin, Edward C. Holmes e Robert F. Garry.
A estrutura molecular do novo coronavírus não seria algo feito em laboratório porque ela é muito diferente daquela vista em outras doenças do mesmo grupo. As únicas semelhanças encontradas com vírus conhecidos não seriam usados na engenheira genética.
Segundo os pesquisadores, foi analisado o modelo genético de proteínas spike, um tipo de “espinho” que fica do lado de fora do vírus e é usado para penetrar nas paredes externas das células de humanos e animais.
Os cientistas descobriram que o receptor (RBD, na sigla em inglês) das proteínas spike do vírus evoluiu para atingir o ACE2, um receptor localizado no exterior das células humanas envolvido na regulação da pressão arterial. A equipe explica a proteína é tão eficaz na ligação com as células humanas que ela só pode ser resultado da evolução natural.
“As mutações na porção RBD da proteína spike e sua espinha dorsal distinta descartam a manipulação de laboratório como uma origem potencial para o SARS-CoV-2″, afirmou Andersen. O estudo acredita que o novo coronavírus tenha evoluído em alguma espécie de animal e, então, ter feito a transição para o organismo humano.
O estudo derruba teorias falsas sobre o novo coronavírus ser uma arma biológica criada pela China para derrubar a economia ocidental, como foi dito pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (sem partido).
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.