Notícias

Novo coronavírus não foi criado em laboratório, conclui estudo

Vírus SARS-CoV-2 é resultado de evolução natural, de acordo com pesquisa feita por cientistas de três países

Por Rede Brasil Atual

O novo coronavírus o SARS-CoV-2 não é uma construção de laboratório ou um vírus propositadamente manipulado. A conclusão está em artigo publicado na Natural Medicine, que aponta o vírus como resultado de uma evolução natural.

A análise de dados públicos da sequência do genoma do vírus causador da Covid-19 comprovou que o organismo não foi produzido em laboratório. “Ao comparar os dados disponíveis da sequência do genoma para cepas conhecidas de outros coronavírus, pudemos determinar firmemente que o SARS-CoV-2 se originou a partir de processos naturais”, apontou Kristian Andersen, que compõe a equipe de cientistas responsáveis pelo estudo, ao lado de Andrew Rambaut, W. Ian Lipkin, Edward C. Holmes e Robert F. Garry.

A estrutura molecular do novo coronavírus não seria algo feito em laboratório porque ela é muito diferente daquela vista em outras doenças do mesmo grupo. As únicas semelhanças encontradas com vírus conhecidos não seriam usados na engenheira genética.

Segundo os pesquisadores, foi analisado o modelo genético de proteínas spike, um tipo de “espinho” que fica do lado de fora do vírus e é usado para penetrar nas paredes externas das células de humanos e animais.

Os cientistas descobriram que o receptor (RBD, na sigla em inglês) das proteínas spike do vírus evoluiu para atingir o ACE2, um receptor localizado no exterior das células humanas envolvido na regulação da pressão arterial. A equipe explica a proteína é tão eficaz na ligação com as células humanas que ela só pode ser resultado da evolução natural.

“As mutações na porção RBD da proteína spike e sua espinha dorsal distinta descartam a manipulação de laboratório como uma origem potencial para o SARS-CoV-2″, afirmou Andersen. O estudo acredita que o novo coronavírus tenha evoluído em alguma espécie de animal e, então, ter feito a transição para o organismo humano.

O estudo derruba teorias falsas sobre o novo coronavírus ser uma arma biológica criada pela China para derrubar a economia ocidental, como foi dito pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (sem partido).

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha